SAAE firma parceria com empresas de reciclagem para a coleta e destino do óleo de cozinha usado

0

Para reduzir esses impactos ambientais causados pelo óleo de cozinha usado, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro está firmando parceria com as empresas SRR Soluções em Recicláveis de Resíduos e Prest Limp com o objetivo de fazer a coleta deste óleo em condomínios, estabelecimentos comerciais e residências.

As empresas juntamente com representantes do SAAE estão elaborando um diagnóstico dos pontos onde serão colocados os recipientes para depósito do óleo. Funcionários das duas empresas ficarão responsáveis pela coleta do material que será encaminhado às suas sedes para a devida reciclagem. Rosana Trento, diretora da SRR explicou que todo o óleo coletado será utilizado como combustível nas caldeiras da indústria que já funciona há 12 anos em Juazeiro. “Estamos adotando essa medida por entender que podemos fazer muito mais pelo meio ambiente  utilizando este óleo de forma adequada”.

Já Domingos Ribeiro, da Prest Limp informa que a empresa já tem experiência com este trabalho no Estado do Mato Grosso e que está chegando a Juazeiro com a proposta de firmar parcerias para minimizar os efeitos provocados pelo óleo usado e jogado indevidamente nas redes de esgoto. “Estamos aqui para ouvir, aprender e somar. Queremos ampliar nossas atividades para outras áreas e encontramos em Juazeiro as parcerias ideais. Tanto a SRR como o SAAE são importantes nesse projeto, pois já conhecem a realidade local. A exemplo do que já fazemos no Mato Grosso queremos também incentivar aqui a participação dos estudantes nesse projeto tão importante para o meio ambiente”, reforçou.

O diretor do SAAE Joaquim Neto lembrou que este é um projeto antigo da autarquia e que agora ganha fôlego com estas novas parcerias. “Sempre trabalhamos na busca de caminhos para evitar que este óleo vá parar nas redes de esgoto, pois os prejuízos são enormes. Apoiamos e estamos juntos nessa parceria por entender que é um trabalho sério e certamente irá promover mudanças significativas no nosso dia a dia a partir da coleta e destino final deste produto”, pontuou Neto.

Dados do Ministério do Meio Ambiente atestam que um litro de óleo usado jogado no ralo da pia polui até 20 mil litros de água. Residências, lanchonetes e restaurantes usam bastante o óleo de cozinha na preparação de alimentos em geral, mas infelizmente, muitas pessoas descartam o óleo de qualquer forma, não se preocupando com a poluição provocada por ele. Este óleo que vai parar nas redes de esgotos acaba solidificando e provocando os constantes entupimentos nas redes coletoras.

Ascom/SAAE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome