Professora Lurdes Duarte: Referência intelectual feminina, exemplo de dignidade e fortaleza

0

Aos 101 anos de uma existência digna e honrada, parte para o plano espiritual a Professora Lurdes Duarte. No último dia 26 de junho, a mestra aniversariou, desafiando o tempo como muita lucidez e uma  história de vida dedicada a vida religiosa e social da sua comunidade.

Uma mulher juazeirense, referência na educação. Referência intelectual feminina. Uma Maria que deu sua contribuição ao desenvolvimento de Juazeiro.

A Professora Lurdes Duarte, filha de Antonio Rodolfo Duarte e Maria Benevides Duarte, “dona Nenem,” nasceu em 1917, na rua Visconde do Rio Branco, juazeiro.

Estudou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina-PE, onde formou-se professora em 1936. Exerceu o magistério em diversas instituições de Juazeiro, entre elas a escola da Sociedade Beneficente dos Artífices Juazeirenses, que formava, gratuitamente, os filhos dos operários.

A educadora também teve uma experiência como comerciária, mas a arte de lecionar era o seu forte e por ela passou a formação de vários jovens juazeirenses, entre eles, o papa da bossa nova, João Gilberto.

No início da década de 50, a professora Lourdes Duarte assumiu a regência de classe na rede pública municipal e fez história na educação de Juazeiro, também como diretora das escolas Hildete Lomanto e Nossa Senhora das Grotas.

A aposentadoria da professora centenária foi em 1980, mas a educadora, referência intelectual da cidade, continuou contribuindo com sua comunidade, nos serviços da igreja e na área social.

Católica praticante e devota de Nossa Senhora das Grotas, a professora Lurdes foi auxiliar do primeiro bispo de Juazeiro, Dom Tomás Murphy. Também integrou o grupo das Voluntárias Sociais, na gestão do ex-prefeito Jorge Khoury, também um aluno seu.

A educadora dirigiu por longos anos a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), instituição que contou com seu trabalho dedicado, mesmo já tendo se aposentado.

Unindo firmeza e doçura, seriedade e bom humor, a professora Lurdes desbravou o tempo e ocupou seu lugar ao sol juazeirense, marcando a história da mulher sanfranciscana.

O PNB reverencia esta grande mulher e se solidariza com sua família neste momento de despedida.

Da Redação por Sibelle Fonseca

Foto: Laís Lino

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome