Juazeiro: Moradora reclama de animal doente na rua e recebe uma resposta surpreendente

8

(foto: Joseanne Lima)

O abandono de animais, principalmente os domésticos como cães e gatos, é um problema comum nas pequenas e grandes cidades do país. Sem donos e sem assistência, esses animais, que circulam livremente pelas ruas das cidades, acabam adquirindo doenças que podem representar uma grave ameaça à saúde pública.

Esse é o receio da moradora do bairro Tancredo Neves, em Juazeiro, Joseanne Lima. Em conversa com a nossa redação, a leitora afirmou que cenas de animais abandonados e doentes estão cada vez mais recorrentes na praça principal do bairro.

“Hoje mesmo presenciei um cachorro justamente no local onde as crianças ficam brincando. É preocupante. Liguei para Núcleo Municipal de Combate as Endemias, responsável por retirar esses animais das ruas, e falei com um funcionário. Ele me disse que meses atrás quando os moradores denunciavam este tipo de situação, a carrocinha passava recolhendo os animais, mas depois que um deputado fez uma denúncia, a promotoria passou a proibir a ação. Hoje a prefeitura só recolhe se quem fizer a reclamação tiver com um atestado comprovando que o cachorro está com calazar”, contou Joseanne.

Perguntamos: Como assim? O cidadão que flagra um animal doente fica responsável por levá-lo ao veterinário para conseguir um atestado? Estranha informação.

O PNB encaminhou a denúncia da moradora para a Secretaria de Saúde, com questionamos sobre a informação passada pelo funcionário, já que não se pode delegar à população, deveres que são de responsabilidade do poder público.

E Joseanne Lima finalizou pedindo que os representantes políticos assumam e cumpram com sua responsabilidade social.

“Acredito que para uma cidade limpa, conservada, com mais saúde, segurança, o trabalho tem que ser em conjunto. Nós, aqui do bairro Tancredo Neves, estamos fazendo nossa parte. Autoridades, façam a parte de vocês.”  disse Joseanne.

Da Redação 

8 COMENTÁRIOS

    • Por que levaram seu cachorro? Ele estava em sua casa ou transitando na rua?
      O que me deixa indignado é isso: pessoas se dizem donos de animal, porém os deixam transitando nas ruas e ameaçando pedestres como acontece em vários bairros de nossa cidade.
      Creio que qualquer que for o animal de estimação, deveria sair somente com o seu proprietário e não sozinho perambulando por aí.

  1. O prefeito e secretaria de Saúde teria que fazer um serviço socio e educativo com donos de animais pois só assim o nível de abandono seria bem menor e sou a favor do término da reforma do canil gatil pra um melhor atendimento aos animais lá levados fazer castração só assim diminui a reprodução de tantos animais abandonados

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome