Estudantes e recém-formados do curso de jornalismo da UNEB, em Juazeiro, embarcam hoje (03) para Joinville-SC

0
Cora Macedo e João Ramalho, recém-formados.

 

Jayanne Rodrigues e Thiago Santos, estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus Juazeiro, e Cora Macedo e João Ramalho, recém-formados do curso, embarcam nesta segunda-feira (03) para Joinville, Santa Catarina, para participar da edição nacional do Congresso de Ciência da Comunicação, o Intercom, o maior evento da área realizado no Brasil.

Os estudantes e os egressos representarão a região nordeste na competição nacional. Todos foram premiados durante a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) na edição regional do Intercom Nordeste, realizado em Juazeiro entre os dias 5 e 7 de julho.

Os trabalhos experimentais foram selecionados como os melhores da região, em suas categorias específicas. Agora os estudantes e os egressos participarão da competição nacional, concorrendo com trabalhos das demais regiões do país.

A viagem dos estudantes e dos egressos só foi possível após a realização de uma campanha para arrecadar dinheiro para comprar as passagens. Em um primeiro momento, a instituição, que vem enfrentando dificuldades com os baixos recursos devido os constantes cortes de verbas, alegou que não poderia arcar com a despesa avaliada em R$ 3.500, só em passagens. Posteriormente, a Pró-Reitoria de Assistênia Estudandil disponibilizou a passagem para apenas um dos estudantes.

No dia 16 de gosto, os premiados estiveram participando ao vivo do programa Palavra de Mulher na web solicitando contribuições para a campanha. Com as doações, os estudantes adquiriram as outras três passagens, e embarcam nesta segunda-feira para o Congresso Nacional, onde apresentarão os trabalhos na próxima quarta-feira (5). A premiação acontece somente no sábado (8).

Trabalhos

Um dos trabalhos que concorrerá ao prêmio nacional do Expocom se intitula “Vazio das Águas: vidas submersas, identidades forjadas”, de João Pedro Ramalho. A produção aborda os efeitos da construção da Barragem de Sobradinho-BA sobre os moradores de uma comunidade no interior de Sento-Sé.

A produção venceu na modalidade “Jornalismo Literário e/ou de Opinião”.
Jayanne Rodrigues e Thiago Santos concorrerão na modalidade “Reportagem em Radiojornalismo”, com o trabalho “Mulher da vida: é preciso falar”. A radiorreportagem retrata a situação de mulheres em situação de prostituição no município de Juazeiro, a fim de promover o debate sobre a violência sofrida pela mulher prostituta.

Por fim, a série de reportagens televisivas “Na rota do sisal: a fibra do sertão”, de Cora Macedo, trata da cultura do sisal no interior da Bahia, desde a plantação até a comercialização, e irá buscar o prêmio nacional na modalidade “Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo”.

 

Da Redação Por Thiago Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome