Teatro de Bonecos faz alegria em comunidades do interior de Juazeiro

0

 

A irreverencia, improviso e muita interação com público, são algumas caraterísticas do teatro de mamulengo, ou de marionetes como também são conhecidos esses bonecos  e que dão vida a personagens que estão fazendo a alegria de crianças e adultos de comunidades dos interior de Juazeiro que estão recebendo esse tipo de manifestação da cultura popular.

No último sábado,  a comunidade de Barrinha da Conceição, que fica próximo ao Rodeadouro, interior de Juazeiro, praicamente parou para assistir as brincadeiras e peripécias dos bonecos “Chimbica”,” Negão” dentre outros que mostraram muito da cultura e do folclore de Juazeiro no espetáculo Negando nas Lendas do Rio São Francisco, projeto cultural contemplado pelo Edital Usina Cultural da Secretaria de Cultura de Juazeiro.

Os moradores de Barrinha da Conceição se mostraram muito felizes com a noite de risos e alegria que os bonecos proporcionaram. Dona Roberta, a mais antiga moradora da comunidade, pediu que os artistas se lembrem de lugares onde são poucas as diversões oferecidas para a comunidade, especialmente para as crianças e adolescentes que precisam muito desse tipo de cultura que fale da história de Juazeiro. Ele se referia aos personagens como a Serpente da Ilha do Fogo, o Nêgo D’dágua e outros personagens que fazem parte do imaginário popular de Juazeiro e que estão no enredo das apresentações dos bonecos.

O espetáculo Navegando nas Ondas do São Francisco será apresentado no próximo dia 15 as 18 horas na praça de Estação Ferroviária no distrito de Carnaíba do Sertão, para também levar cultura, alegria e história de Juazeiro também  para esta comunidade.

 

Por Raimundo Fábio/Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome