Petrolina realiza o dia “D” da campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva

0

(foto: reprodução/internet)

Começou neste sábado (15), a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva em Petrolina. O dia “D” da campanha no município acontece nesta mesma data.

Para este sábado, foram escolhidos diversos pontos em 10 bairros da cidade: São Gonçalo; João de Deus; José e Maria; Vila Eduardo; Centro; Atrás da Banca; Cohab Massangano; Cohab VI; Rio Corrente; Loteamento Recife.

Em cada ponto de vacinação estarão agentes de endemias, veterinários do CCZ e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Devem receber a vacina animais que tenham a partir dos três meses de idade, exceto gestantes e lactantes. Os donos devem levar os cães em coleiras e os gatos nas caixinhas de transportes.

A expectativa é que sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586, segundo a Prefeitura Municipal.

Após o dia D, os agentes de endemias vão percorrer todos os bairros das zonas urbana e rural.

Doença transmitida de animais para o homem e causada por um vírus, a raiva pode ser adquirida pelos seres humanos ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados. Essa transmissão ocorre por mordidas dos animais, arranhões ou até lambidas.

O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço). Cerca de 100% dos pacientes contaminados vão a óbito.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome