Inscrições abertas: Simpósio da prefeitura vai discutir ações integradas de combate à leishmaniose em Petrolina

Os profissionais que atuam na área de saúde pública terão a oportunidade de participar de um amplo debate sobre a leishmaniose visceral em Petrolina: continuam abertas até o próximo dia 24 de setembro as inscrições para o ‘I Simpósio de Leishmaniose Visceral’, promovido pela prefeitura.  O evento coordenado pela  Secretaria de Saúde do município acontecerá no dia 26 de setembro, das 8h às 12h, no Auditório da Biblioteca da Univasf.

Estão sendo disponibilizadas 200 vagas para o evento, que visa discutir inúmeros aspectos deste agravo com profissionais de saúde e acadêmicos. A inscrição deve ser feita através do link https://www.eventbrite.com.br/e/i-simposio-de-leishmaniose-visceral-do-municipio-de-petrolina-pe-tickets-49702039137 de forma gratuita.

LEISHMANIOSE

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações. É uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi. Os transmissores são insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.Apesar de grave, a Leishmaniose Visceral tem tratamento para os humanos. Ele é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

PROGRAMAÇÃO

8h Credenciamento

8h30 Abertura

9h “Perfil Epidemiológico da Leishmaniose Visceral no município de Petrolina” (Marlene Leandro dos Santos Peixoto – SMS/Petrolina)

9h30 “Biologia e Ecologia dos vetores da Leishmaniose Visceral” (Professor Dr. Mauricio Claudio Horta – UNIVASF)

10h  Intervalo

10:15 “Aspectos éticos e legais sobre a Leishmaniose Visceral Canina” (Professor Dr. João Alves do Nascimento Júnior – UNIVASF)

10:45 “A Leishmaniose Visceral em humanos” (Dr. Samuel Ricarte – Infectologista)

11:15 Debate

12:00 Encerramento

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.