Aniversario da Feira de Orgânicos do Vale reúne dezenas de pessoas em Juazeiro

0

Dezenas de consumidores abrilhantaram o primeiro dia de comemoração do aniversário de um ano da Feira de Orgânicos do Vale, realizado nesta quinta-feira (20), no espaço cultural da Casa do Artesão, Orla II de Juazeiro. A programação contou com apresentação cultural do grupo de teatro ‘Trupe Novo Ato’, comercialização de produtos orgânicos e oficinas de reaproveitamento de alimentos.

A feira inaugurada no dia 27 de setembro de 2017, é um projeto idealizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), e conta com a parceria da Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II e da Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (APROVASF).

Para o produtor Antônio de Souza, viver da agricultura orgânica é muito gratificante. “O nosso produto é 100% orgânico e tem ótima aceitação. Aqui na feira a gente não vende verduras, a gente vende saúde”, afirmou. Já a produtora Maria Madalena destacou alguns produtos plantados na horta comunitária do João Paulo II, e como a feira de orgânicos tem contribuído para o seu desenvolvimento comercial.  “Nós plantamos diversos produtos como o tomate, pimentão, rúcula, espinafre, beterraba e cenoura, que tem garantido o sustento da nossa família. A feira de orgânicos só tem contribuído cada vez mais para o escoamento da produção e o nosso desenvolvimento econômico”, frisou.

De acordo com a presidente da Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II, Jovita Pereira, dos quatorze produtores que comercializam na feira, oito são da associação. “Temos mães e pais de família que sobrevivem dessa atividade. O lucro maior é quando vendemos direto para o consumidor, então para as famílias que estão trabalhando na feira é muito importante, pois aqui temos essa oportunidade de tratar diretamente com o cliente”, destacou.

A feira tem como objetivo disponibilizar local, dia e horário específicos para que os agricultores orgânicos da região comercializem seus produtos, facilitando assim, o acesso da população, além de incentivar os novos agricultores a adotar o sistema de cultivo na região.

Para a consumidora Ádila Mendonça, os produtos orgânicos quando são ingeridos com regularidade, resultam num corpo mais sadio. “Há seis meses tenho consumido produtos orgânicos e passei a sentir no corpo os benefícios dessa alimentação. É importante que a produção cresça e que os incentivos também cresçam, pois estamos tratando de saúde e cidadania”, disse.

O consumidor e engenheiro agrônomo Sergio Luís, afirmou que a feira tem oportunizado à população ingerir um produto limpo e saudável. “O trabalho da prefeitura em trazer os produtos orgânicos para a população, é nobre. É uma semente que esta nascendo com vigor e a tendência é que outros produtores que adquirirem a certificação dos seus produtos possam vir comercializar aqui”, frisou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Tiano Felix, falou da felicidade em comemorar um ano da feira. “É uma grande conquista a realização semanal da feira que cresce a cada momento. O número de consumidores e clientes fiéis tem aumentado consideravelmente, concretizando cada vez mais a realização da feira. O governo municipal mais uma vez reafirma seu compromisso em promover o desenvolvimento da agricultura familiar, com destaque aos produtores de orgânicos da região”, disse.

As ações em comemoração ao aniversário de um ano da feira terão continuidade na próxima quinta-feira (27), com a realização da oficina sobre aproveitamento integral de alimentos promovida pela tecnóloga da ADEAP, Ataildes Pinheiro, mostras de vídeos e entrega de brindes.

O evento também conta com a parceria da panificadora Ki Pão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), Capril Aroeira, COPERCAR, Caipira da Silva, COOAFJUR e do grupo teatral ‘Trupe Novo Ato’.

Por Lene Radina/ ASCOM ADEAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome