TSE aciona PF e MP por denúncia de filho de Bolsonaro sobre fraude em urna

0

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, afirmou que apura a denúncia de suposta fraude em uma urna eletrônica apontada por Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado pelo PSL no Rio de Janeiro e filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). As informações foram publicadas pelo Uol.

“A informação acabou de chegar ao TSE sobre a ocorrência desse vídeo. A Polícia Federal e o Ministério Público já foram acionados para que essa urna seja constatada, retirada e auditada. Se estiver traduzindo alguma irregularidade que seja explícita, será esclarecido e a urna será retirada”, disse a ministra em entrevista coletiva neste domingo (7).

De acordo com Weber, no período da manhã, 310 urnas eletrônicas apresentaram erros e precisaram ser substituídas. Elas representam 0,06% do total de 544 mil aparelhos.

“Não sei sequer se essa urna existe, não sei sequer se aconteceu, não sei se a imagem corresponde à realidade. Não vou ficar especulando. Se for verificada qualquer irregularidade, vamos atuar com rigor”, afirmou Rosa Weber.

Flávio reproduziu o vídeo de um eleitor que filmou uma urna supostamente com problemas. Quando o eleitor digita o número 1, a tela da urna mostra a imagem do candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad.

“Estou preocupado. Uma enxurrada de gente está reclamando de problema na votação. Não consegue chegar até o presidente, conclui a votação antes de chegar ao último que é o presidente. Marquei o TSE porque quero saber se é verdade. Não botei mais porque não quis fazer alarde”, disse o candidato ao chegar no local de seu voto, em Vila Isabel, zona norte do Rio.

Rosa Weber reafirmou sua confiança na segurança das urnas eletrônicas brasileiras. ” Sobre nosso sistema eletrônico de votação, apuração e totalização, reafirmo minha total confiança nas urnas eletrônicas.”

BN

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome