Caravana da Saúde zera demanda de exames laboratoriais no Distrito de Carnaíba do Sertão em Juazeiro

0

Em sua 138ª edição, o programa Caravana da Saúde esteve nesta quarta-feira (10), no Distrito de Carnaíba do Sertão. Com o objetivo de reduzir as demandas das especialidades médicas e exames foram realizados 148 atendimentos, tendo zerado as necessidades da localidade para exames laboratoriais.

Desde 2016, a Caravana da Saúde vem contribuindo com a celeridade em consultas especializadas e realização de exames a exemplo de eletrocardiograma e laboratoriais. Dentre as especialidades médicas estão cardiologia, endocrinologia, ortopedia, endocrinologia, odontologia e atendimento do clínico geral. Durante os atendimentos na unidade, os moradores puderam atualizar o cadastro do Bolsa Família, realizado pela Estação Cidadania através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) que está presente em todas as caravanas.

Morador da comunidade, o senhor José Pereira Lopes de 78 anos fala da satisfação em realizar o exame na própria unidade de saúde. “Já fiz mais de quatro eletros, mas tive que ir à cidade, agora estou fazendo pela primeira vez no postinho de saúde aqui de Carnaíba, temos que aproveitar oportunidades como esta. Gostei muito e estamos na expectativa para retornar o mais breve possível”, explicou.

A agricultora Eva Raimunda de Sousa também aproveitou a caravana para passar pelos especialistas e realizar exames. “Cheguei cedo, fiz o exame do coração e a enfermeira fez o teste de diabetes e vou para a consulta com a médica. Tive um problema no coração e não pude fazer a cirurgia, estes exames que estou fazendo aqui vão me ajudar. Agora com fé em Deus farei minha cirurgia. Aproveitei também para fazer a atualização do meu cadastro do Bolsa Família. Foi um benção a vinda dessas pessoas aqui hoje”, pontuou.

De acordo com a coordenadora da Caravana da Saúde, a médica e vice prefeita Drª Dulce Ribeiro as unidades de saúde estão preparadas para receber as demandas iniciais para o bom atendimento. “Todas as Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro têm profissionais qualificados e preparados para atender às necessidades de toda a população. Solicitamos que as pessoas que necessitem de qualquer atendimento busquem orientação na UBS para não deixar passar nenhum sintoma, por menor que seja a dor. É importante procurar um profissional para fazer o diagnostico, pois muitas doenças podem ser evitadas através da prevenção”, concluiu Dulce Ribeiro.

Por Débora Sousa/SESAU

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome