Pesquisa Datafolha: Bolsonaro aparece com 50% das intenções de voto e Haddad 35%

0

(foto: Preto no Branco)

Foi divulgada na noite desta quinta-feira (18), uma pesquisa do Instituto Datafolha que aponta os índices para a corrida presidencial no 2º turno das eleições 2018. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece na liderança. A pesquisa mostra ainda os índices de rejeição dos postulantes ao cargo de Presidente da República.

Levando em conta os votos totais, Bolsonaro aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Haddad aparece com 35%. Brancos e nulos somam 10% e 5% não sabem/não responderam

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, dados que excluem os votos nulos, brancos e indecisos, Bolsonaro aparece com 59% das intenções de votos válidos, e que o candidato Fernando Haddad (PT) tem 41%. Em comparação com a pesquisa realizada no dia 10 de outubro, os candidatos oscilaram um ponto percentual: Bolsonaro tinha 58% e Haddad 42%.

Rejeição

O Instituto Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. 41% dos entrevistados disseram que “não votaria de jeito nenhum” em Jair Bolsonaro e 54% dos entrevistados afirmaram que “não votaria de jeito nenhum” em Fernando Haddad.

Certeza do voto

Segundo o instituto, 48% declararam que “votaria com certeza” em Bolsonaro, 10% admitiram que “talvez votasse” e 1% não sabe. No caso de Haddad, 33% responderam que “votaria com certeza” no candidato, 12% ponderaram que “talvez votasse” e 1% não sabe.

Grau de decisão de voto

A pesquisa mediu também o grau de decisão dos entrevistados. 95% declaram estar “totalmente decidido” a votar no candidato do PSL, e 5% consideram que o “voto ainda pode mudar”. No caso do candidato do PT, 89% disseram estar “totalmente decidido” nele, e 10% admitiram que o “voto ainda pode mudar”.

A pesquisa do Datafolha ouviu 9.137 eleitores em 341 municípios nos dias 17 e 18 de outubro. O levantamento, encomendado pela Rede Globo e pela Folha de S. Paulo, está registrado na Justiça Eleitoral (BR-07528/2018). O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome