Ibope: Haddad cresce, mas Bolsonaro segue na frente; confira os números

0

(foto: Preto no Branco)

O Instituto Ibope divulgou nesta terça-feira (23), uma nova pesquisa de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial, que acontece neste domingo (28) em todo Brasil. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece em primeiro lugar no levantamento, porém com queda em relação a pesquisa anterior. Fernando Haddad (PT) apresentou crescimento.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, desconsiderando brancos, nulos e indecisos, Jair Bolsonaro (PSL) soma 57%, 2 pontos a menos do que foi registrado na pesquisa anterior, divulgada em 15 de outubro, enquanto Fernando Haddad (PT) teve movimento inverso, e cresceu de 41% para 43%.

Considerando os votos totais, Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 50%, contra 37% de Fernando Haddad (PT). Brancos e nulos somam 10% e não sabem, 3%. Na pesquisa anterior, Bolsonaro apresentou queda de 2%, enquanto Haddad permaneceu com a mesma porcentagem.

Certeza do voto

No novo levantamento, 37% dos eleitores de Bolsonaro dizem ter certeza do voto. Na pesquisa anterior esse número era de 41%. 11% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar no candidato  11%.

Em relação a Haddad, 31% dos entrevistados dizem ter certeza do voto, contra 28% da pesquisa anterior. Os que poderiam votar oscilaram de 11% para 12%.

Rejeição

A pesquisa Ibope também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Haddad é o mais rejeitado com 41%, ante 47% da pesquisa anterior. Bolsonaro agora apresenta rejeição de 40%, 5% a mais que no resultado passado.

A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo, entrevistou 3.010 pessoas entre os dias 21 a 23 de outubro em 208 municípios. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR‐07272/2018.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome