Reitoria da Uneb emite nota em defesa da democracia, da universidade pública e das ações afirmativas

0

(foto: reprodução)

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) emitiu na tarde desta quarta-feira (24), uma nota em defesa da democracia. O documento ressalta que a “possibilidade de novamente experimentarmos um regime político arbitrário e excludente é real e não muito distante” que poderá tomar medidas “que afetarão duramente a autonomia das universidades públicas” e conclama a sociedade para resguardar os ideais democráticos “através da mobilização para o debate franco e aberto, pacífico e centrado na defesa do projeto de universidade pública e gratuita, inclusiva e de qualidade”. Leia na íntegra:

Nota em defesa da democracia

No atual contexto político, testemunhamos a exaltação de ideias radicalmente contrárias aos valores democráticos, fenômeno que nos causa grande preocupação. Afinal, a ruptura do estado de direito no Brasil, vivenciada durante anos de ditadura, impôs incontáveis retrocessos não só no âmbito político como também afetou profundamente a vida dos brasileiros, mediante a instalação de um regime de cerceamento das liberdades civil e de imprensa. Nossa democracia é, portanto, consequência da perseverança coletiva de muitos brasileiros e representa uma vitória de todos contra o autoritarismo, a violência e o consentimento silencioso.

Não obstante tenhamos superado este período sombrio e vergonhoso da história brasileira, uma nova onda de conservadorismo atinge o debate político e eleitoral, gerando grande temor entre aqueles que acreditam e lutam pela manutenção da democracia em nosso país. A possibilidade de novamente experimentarmos um regime político arbitrário e excludente é real e não muito distante. Este modelo de governo, caso legitimado pelas urnas, poderá tomar medidas que afetarão duramente a autonomia das universidades públicas, sendo questionadas quanto à sua capacidade de governança e liberdade de cátedra. Também o conjunto de ações afirmativas, conquistadas recentemente, poderá ser afetado por novas medidas de corte de orçamento, reduzindo, de forma ainda mais severa, a capacidade de manutenção das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Diante deste preocupante cenário, a Universidade do Estado da Bahia conclama a todos os baianos e brasileiros a resguardarem os ideais democráticos, através da mobilização para o debate franco e aberto, pacífico e centrado na defesa do projeto de universidade pública e gratuita, inclusiva e de qualidade. Por fim, ressaltamos que a UNEB permanecerá, como sempre, um espaço aberto para aqueles que acreditam no diálogo, na união das diferenças em torno do estabelecimento de um projeto único de Estado, já edificado pela nossa Constituição Brasileira de 1988.

Salvador, 23 de outubro de 2018
Reitoria da UNEB

Em 11 de outubro, a Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também emitiu nota em defesa do estado democrático de direito – leia na íntegra.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome