I Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia (I SITRAG) acontece de 8 a 10 de novembro, na Uneb, em Juazeiro

Acontece de 8 a 10 de novembro o I Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia (I SITRAG) promovido pelo Grupo de Agroecologia Umbuzeiro (GAU), no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Nos dias 8 e 9, a programação será realizada das 7h30 às 21h, no DTCS da Uneb. O evento conta com mesas redondas que vão tratar das “Perspectivas da convivência com o semiárido” e “Questão agrária”, além de apresentações de trabalhos na modalidade pôster, vivências e a realização de dez minicursos que envolvem temas transversais, como: Regularização fundiária; Soberania, segurança alimentar e nutricional; Agrobiodiversidade; Medicina popular; Recaatingamento; Caprinovinocultura no semiárido; Educomunicação; Beneficiamento de frutas e produtos da caatinga; Permacultura; e Metodologias participativas.

O dia 10, das 7h30 às 11h30, os cursistas participarão de vivências no Centro de Formação Dom José Rodrigues; na Escola Família Agrícola de Sobradinho (BA), e no Assentamento São Francisco, com o propósito de conhecer experiências dessas organizações. A tarde, a programação do I SITRAG será realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, que fica no bairro São Geraldo, onde haverá a sistematização e troca de experiências.

O evento é promovido pelo Grupo de Agroecologia Umbuzeiro em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dos Departamentos de Tecnologia e Ciências Sociais e de Ciências Humanas (Campus III), e dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu: PPGESA; PPECoH e PPGHI, em Juazeiro; a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); o Centro de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP); a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e as organizações não governamentais: Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Sertão Agroecológico, Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), Rede Territorial de Agroecologia e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O GAU – Grupo de Agroecologia Umbuzeiro foi criado em 2004 e é composto por estudantes de diferentes cursos (Engenharia Agronômica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Direito, Pedagogia, Jornalismo), da UNEB, e de instituições de ensino e organizações sociais que atuam no Vale do São Francisco e é sediado no DTCS, Campus III, Juazeiro-BA. O objetivo do Grupo é o de aprofundar os conhecimentos e difundir as questões políticas, práticas, sociais e ambientais sobre a agroecologia.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.