Funcionários do SAMU de Juazeiro denunciam irregularidades no serviço

0

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro-BA, elaboraram um documento relatando irregularidades que estariam ocorrendo no órgão. No texto eles falam sobre uma redução ilegal no quadro de serviço.

“Foi observado um desfalque importante de médicos. O plantão funciona com apenas três médicos em diversas oportunidades, quando o legal seria funcionar com quatro profissionais. Observamos desfalques também na escala dos enfermeiros, que legalmente seriam necessários dois, mas em alguns dias, tem ficado apenas um”, diz o relato.

Ainda de acordo com os funcionários, o funcionamento do serviço está aquém do que é previsto e custeado com os recursos públicos. “Do ponto de vista estrutural, a base (do SAMU) está numa situação indigna. Não temos gravador de ligações (ferramenta essencial para proteção do médico regulador e da população que solicita os serviços), a manutenção preventiva das ambulâncias não é realizada, sem falar da péssima qualidade do sistema de rádio dos veículos. Não há fornecimento de EPI (macacões, botas) para todos os funcionários, os equipamentos de suporte avançado de vida estão sucateados e, por vezes, inapropriados para situações específicas, como transporte de recém-nascidos”, acrescentaram.

O documento foi enviado e protocolado no Ministério Público da Bahia, Ministério Público Federal, Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, Câmara Municipal de vereadores, Justiça do Trabalho e Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. “Diante da situação levantada, registramos os fatos para que os órgãos responsáveis tomem as providências de forma breve, para que o SAMU siga prestando serviços de forma adequada aos usuários”.

Clique aqui e veja o relato completo

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome