“A pista atende aos skatistas”, diz presidente da União dos Skatistas do Vale do São Francisco

0

[new_royalslider id=”98″]

(fotos: reprodução/Whatsapp)

Após o esportista, adepto do ciclismo, Franklin Barroso apontar erros e demonstrar sua insatisfação sobre a pista de Skate que está sendo construída no Parque Fluvial de Juazeiro, o representante da União dos Skatistas do Vale do São Francisco, Francisco Dantas, entrou em contato com o Portal Preto No Branco para fazer alguns esclarecimentos.

De acordo com Francisco, popularmente conhecido como Júnior HT, o projeto da pista foi desenhado em parceria com a entidade. “Nós fomos chamados pela prefeitura para discutir sobre como a obra poderia ser feita e eles ouviram o que a gente tinha a dizer. Inclusive, eles descartaram um projeto inicial por orientação nossa”, afirmou.

O skatista declarou ainda que a obra se enquadra em um padrão atual de pistas de skate. “A gente pensou em uma pista de skate que atendesse as necessidades básicas locais e de fato ela será a primeira nos padrões adequados que a gente vai ter. Ela é uma pista que atende aos skatistas iniciantes e os que já possuem um nível mais avançado. Sabemos que uma cidade do porte de Juazeiro comporta uma pista ainda maior e com maior variação de obstáculos e a prefeitura já está conversando com a gente sobre isso”, acrescentou.

Ele esclareceu ainda que a pista de Skate do Parque Fluvial não é poliesportiva, ou seja, adequada para outros esportes. “Ela foi desenhada e pensada para a prática do stkate, pois essa é uma demanda antiga nossa. A gente vem lutando por isso desde outras gestões e até o momento o projeto vem sendo executado de acordo com o combinado. Mas, a gente também está pensando em atender outras modalidades em projetos futuros”, finalizou Francisco Dantas.

De acordo com Lucas Souza, engenheiro da SEDUR responsável pelo acompanhamento da obra, a pista de skate passou por todas as etapas da construção estrutural e atualmente está recebendo a concretagem. “Assim que essa etapa for concluída entraremos com a execução do piso em granilite – um piso de alta resistência com excelente acabamento superficial e com juntas de dilatação que evitam o surgimento de fissuras provenientes da dilatação térmica, bem como a instalação de toda a estrutura de guarda corpo”, destaca o engenheiro.

Entenda o caso:

Na quinta-feira (06), o esportista Franklin Barroso entrou em contato com o PNB e  afirmou que embora a obra da pista de Skate não esteja concluída, é possível notar que os skatistas e usuários de bicicleta poderão encontrar dificuldades para a prática do esporte no local.

De acordo com o ele, há muito tempo os praticantes do skate e bicicleta esperam por uma pista de qualidade em Juazeiro e embora a cidade já possua duas, uma no bairro Tabuleiro e outra no Malhada da Areia, ficam distantes do centro da cidade, o que dificulta a locomoção dos esportistas. Ele disse ainda que as pistas apresentam condições inapropriadas, com obstáculos fora do padrão.

“A pista da orla nova não será diferente. Os obstáculos estão mal elaborados, as rampas são baixas e mal feitas. Elas mal servirão para andar de skate. Sou praticante e tenho vários amigos que praticam os esportes também, inclusive atletas que representam Juazeiro em competições no estado da Bahia. Estamos insatisfeitos, porque já dá pra perceber que estão mal executadas”, disse.

Segundo Franklin Barroso, os erros ocorrem pela falta de conhecimento sobre o esporte, por parte de quem projeta a obra.

“As pessoas que fazem esses projetos, não praticam e nem sabem como funciona. Tem que saber da inclinação (da pista) e o grau de curvatura da rampa, por exemplo. Identificamos lugares que possam causar acidentes na hora de executar manobras, e isso é preocupante”, ressaltou.

Em nota, a SEDUR esclareceu que no projeto inicial da obra estava prevista a construção de uma pista de skate de menor porte, para atender praticantes iniciantes. “Porém, devido à solicitação de esportistas que participaram da Audiência Pública quando foi apresentada e discutida a obra com a população, a Prefeitura de Juazeiro modificou o projeto para que a pista construída atendesse os padrões oficiais, tudo realizado, orientado e desenvolvido em conjunto com os esportistas”, diz a nota.

Diante do exposto, a SEDUR garantiu que vai averiguar os pontos apresentados pelos leitores e sendo detectadas falhas as mesmas serão corrigidas.

Em relação às pistas de skate existentes em outros equipamentos públicos da cidade e que foram citados por Franklin Barroso, a SEDUR informa “que os projetos são padrão e desenvolvidos pelos Ministérios competentes. À prefeitura cabe apenas fiscalizar a obra que deve obedecer o projeto. A SEDUR esclarece ainda que sempre está aberta a ouvir a população em toda e qualquer obra desenvolvida por esta secretaria, pois desenvolve um modelo de gestão democrático que busca o melhor para o povo juazeirense”, finaliza a nota.

Da Redação Por Yonara Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome