Edital do Mais Médicos para estrangeiros é publicado: 106 vagas não foram preenchidas na primeira etapa

0

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10) o edital para selecionar profissionais brasileiros e estrangeiros para as vagas remanescentes do Mais Médicos. Estão aptos a se inscrever os profissionais que têm CRM no Brasil e os que receberam diploma de instituição de ensino superior estrangeira, mesmo sem a revalidação.

Para efetuar a inscrição, serão exigidos 17 documentos, entre eles o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. O primeiro edital selecionava apenas médicos com registro brasileiro. O novo edital deve preencher as vagas remanescentes.

Das 8.517 vagas disponibilizadas no edital da primeira etapa de seleção do Mais Médicos, 106 não foram ocupadas, informou o Ministério da Saúde nesta segunda (10). Os lugares remanescentes estão distribuídos entre oito distritos indígenas e 19 municípios — todos na região Norte. O Amazonas é o estado com mais vagas remanescentes: 88. 4.508 profissionais já haviam se apresentado aos municípios até as 11h (hora de Brasília) desta segunda (10). O prazo final de apresentação termina na próxima sexta (14).

Bahia

Na Bahia foram ofertadas 853 vagas, distribuídas entre 323 municípios baianos. A maioria das cidades baianas listadas pelo Ministério da Saúde foram classificadas como perfil de extrema pobreza e áreas vulneráveis. Entre elas: Casa Nova (Extrema Pobreza), 6 vagas; Curaçá (Extrema Pobreza), 5 vagas; Juazeiro (Capitais e RM), 1 vaga; Senhor do Bonfim (Áreas vulneráveis), 2 vagas; e Uauá (Extrema Pobreza), 7 vagas.

A Bahia é o segundo estado com maior número de vagas destinadas, ficando atrás apenas de São Paulo, com 1.406 vagas. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará aparecem na sequência com, respectivamente, 630, 603 e 526 vagas.

O edital publicado nesta segunda (10) deve seguir o seguinte cronograma:

11/12 a 14/12: Profissionais formados no exterior entrarão no sistema e encaminharão documentação para validação da inscrição.
14/12: Último dia para os profissionais com registro no país inscritos no primeiro edital se apresentarem nos municípios.
17/12: Será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura.
18 e 19/12: Os profissionais com registro no país terão nova oportunidade para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis.
20 a 22/12: Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes.
26 a 28/12: Os estrangeiros formados no exterior e sem registro no país, que tenham a inscrição previamente validada, poderão escolher as vagas remanescentes.

Da Redação com G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome