Comunidade do João Paulo II protesta contra fim do ensino médio no Colégio Dom Avelar e Secretaria de Educação/BA tenta justificar

0

(foto: Semário Andrade/PNB)

Professores e alunos do Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela e a comunidade do bairro João Paulo II, na cidade de Juazeiro, estão insatisfeitos com a decisão do Governo do Estado da Bahia, que pretende extinguir a oferta de Ensino Médio na instituição. A informação foi passada nesta quarta-feira (12), durante entrevista ao programa Palavra de Mulher na web.

Apesar de já está aberto o período de renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino que frequentaram regularmente o ano letivo 2018, no Colégio Dom Avelar, já não estão sendo mais ofertadas vagas para o 1º ano do Ensino Médio para o próximo ano. Dessa forma, os estudantes que atualmente estão cumprindo o 9º ano do Ensino Fundamental II, não poderão continuar estudando na instituição, e serão obrigados a se relocar para outras.

O Dom Avelar existe há 33 anos e atende alunos do João Paulo II e mais seis bairros que ficam no entorno.

Para Marcos Velasch, professor do colégio estadual, a notícia foi uma surpresa. Na entrevista, ele ressaltou que a instituição atende, em sua maioria, a comunidade do João Paulo II, bairro mais populoso de Juazeiro, com cerca de 63 mil habitantes, além de ser o maior colégio eleitoral da cidade. Para o profissional, a decisão do Governo da Bahia não levou em consideração a importância da instituição para alunos que moram nas comunidades próximas ao João Paulo II e nem a relevância das atividades sociais, artísticas e culturais desenvolvidas em prol dos estudantes.

“É um colégio que atende um número muito grande de estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Recebemos uma noticia extremamente devastadora para a comunidade, incluindo a escolar e os profissionais. Foi uma decisão sem consulta pública, e sem levar em consideração a importância que o bairro tem, o índice populacional e a história do colégio. O Dom Avelar é referência em projetos estruturantes, e tem conquistado prêmios nas áreas de cinema, teatro, música. É uma escola que trabalha focada na formação do sujeito cidadão e o contato dele com as manifestações artísticas, literárias e científicas. Esse alinhamento perverso não levou em consideração todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido”, lamentou.

Segundo Marcos Velasch, a decisão trará prejuízos para a comunidade, tendo em vista que o Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela é o único do bairro que oferta o Ensino Médio. O Colégio Estadual Guiomar Barreto Meira, situado no bairro Parque Residencial, para onde a maior parte dos alunos deverão ser relocados, não é suficiente para atender a demanda, considera o professor. Velasch também acredita que Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE 10) – antiga DIREC – tem responsabilidades sobre a decisão do encerramento.

“Esta pré-seleção das escolas que podem estar nessa lista de encerramento do ensino médio, passa por uma avaliação do NTE, que tem total responsabilidade nesta decisão. Fechar a escola é um bom negócio? Já temos problemas sérios de investimento da educação, na qualidade de ensino, na formação dos profissionais e ainda vem essa paulada. Quando a gente fecha uma escola, a gente abre brecha para a marginalidade. A violência aumenta e aí vão construir presídios. É vergonhoso”, lamentou.

A estudante Rute, do 9º ano, que está impossibilitada de efetuar a matrícula na própria instituição, considera que a locomoção dos alunos que moram distantes, será um grande problema a ser enfrentado. “Eles vão pagar nossas passagens? Não. Vamos ficar no prejuízo. Lamentável”, disse.

Manifestação

A fim de sensibilizar a comunidade Juazeirense em relação à importância da instituição de ensino, será realizado, nesta quinta-feira (13), um protesto de cunho artístico. Haverá apresentações artísticas dos estudantes, através dos projetos que foram desenvolvidos no colégio estadual.

A concentração está prevista para acontecer no próprio Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela. A comunidade escolar seguirá, em caminhada, até a praça do bairro e o encerramento acontecerá em um circo instalado na localidade.

Respostas

O portal Preto no Branco fez alguns questionamentos para a Secretaria de Educação da Bahia, que através de nota informou que a unidade escolar continuará recebendo novos estudantes em 2019, e que ampliará a oferta de vagas para o 6° ano do Ensino Fundamental e confirmou que os alunos do Ensino Médio serão relocados para outra instituição.

“Os estudantes já matriculados na referida unidade escolar continuam com suas vagas garantidas. Apenas as vagas para novos estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão ofertadas no Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira, localizado a apenas 900 (metros)”, diz a nota. “A Secretaria da Educação tranquiliza a comunidade escolar e ressalta que está garantido o atendimento a todos os estudantes”, finaliza.

Entretanto, a Secretaria de Educação não respondeu qual a motivação para a mudança, nem quais as razões para a escolha do Dom Avelar. Também perguntamos quais outras escolas estaduais do município sofrerão essa mudança e quais providências serão tomadas em relação aos alunos, professores e demais funcionários poderão ser afetados pela mudança, mas a Secretaria não respondeu.

Também entramos em contato com a assessoria da Secretaria de Educação de Juazeiro, que informou apenas que precisa estudar para saber se a proposta é viável e como será conduzida a mudança.

Assista na integra

Da Redação por Thiago Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome