CSTT responde as reclamações da presidenta do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Juazeiro

0

O Portal Preto no Branco publicou reportagem sobre uma denúncia feita pela presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Emanuele Mariano, que fez críticas ao atendimento prestado pelas empresas de transporte público de Juazeiro-BA. De acordo com ela, as PCDs que precisam usar o serviço, diariamente têm seus direitos violados e desrespeitados.

Ela relatou uma situação que diz ter vivido no terminal de ônibus da cidade, na última sexta-feira (07). “Depois de um dia de várias atividades e cansativo, cheguei ao terminal às 19h40 e fiquei a espera de um ônibus para voltar para casa. Com o passar de vários minutos, chegaram dois, que fazem linha para o Bairro João Paulo II, no qual resido. O primeiro não era adaptado, mas logo que o adaptado chegou me aproximei e pedi ao motorista que ele acionasse o elevador. Como resposta, ele mandou que eu fosse no outro ônibus, que não era adaptado, pois estava atrasado e levaria tempo para acionar o elevador.”

Emanuele Mariano contou ainda que apesar da negativa do motorista, conseguiu entrar no transporte. “Eu disse a ele que iria naquele ônibus sim, levasse o tempo que fosse, pois era um direito meu e que ele não poderia violar. Já não temos ônibus adaptados suficiente e ainda temos que ouvir dos funcionários que não vamos utilizá-los. Diante da situação, chamei o fiscal, relatei o caso e só assim consegui acessar o ônibus.”

Segundo ela a gestão municipal já havia sido comunicada destes problemas. “Já tivemos reuniões e enviamos vários relatórios. O diálogo já foi feito e ouvimos várias promessas. Agora eu pergunto ao secretário da CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte), cadê a capacitação para os funcionários da empresa que o senhor nos prometeu? Cadê a manutenção, reforma nos equipamentos, como cintos e barras de segurança que nos foi prometido? Já que dizem que não a condição de uma frota adaptada ou mais ônibus adaptados, não precisamos de mais promessas. Agora queremos resposta, solução urgente. Somos cidadãos de direitos e devemos ser respeitados.”

Veja matéria completa: https://pretonobranco.org/2018/12/14/estamos-limitados-a-ficar-dentro-de-casa-diz-presidenta-do-conselho-sobre-falta-de-acessibilidade-no-servico-de-transporte-publico-em-juazeiro/

O PNB encaminhou a reclamação para a CSTT, que, em nota, afirmou ter “feito uma vistoria no transporte coletivo e que todas as irregularidades encontradas nos ônibus foram notificadas”. Segundo o órgão “a empresa prestadora do serviço tem um prazo de até 15 dias para regularizar sob pena de multa diária, em caso do não cumprimento”.

Veja nota na íntegra:

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que realizou vistoria no transporte coletivo do município no último domingo (09/12). Todas as irregularidades encontradas nos ônibus foram notificadas. E a empresa prestadora do serviço tem um prazo de até 15 dias para regularizar sob pena de multa diária, em caso do não cumprimento.

Diariamente existem fiscais de transporte no Terminal que estão à disposição da população. Qualquer transtorno deve ser comunicado aos fiscais, que irão notificar a empresa, que será autuada, caso não cumpra o que foi determinado. Os usuários de transporte coletivo também podem fazer denúncia através do número (74) 3611-8836. É necessário informar o número do ônibus, dia, horário e local do ocorrido para que a CSTT possa notificar a empresa.

Quanto à requalificação do Terminal, a CSTT construiu novas rampas e uma passarela para que os cadeirantes possam ter acesso ao transbordo.

Sobre a promessa de capacitação dos motoristas da empresa, essa fala não foi dita pelo diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, e sim pelo representante da JOAFRA que estava presente na reunião do Conselho.

Em ofício (Nº 910/2018) encaminhado a SETRANVASF no início de novembro, a Companhia determinou o cumprimento de algumas medidas exigidas pelo Ministério Público, entre elas, a colocação de pelo menos dois ônibus adaptados por linha e a capacitação dos servidores da empresa. Em resposta (ofício 069/2018), a SETRANVASF afirmou que já está cumprindo a medida em relação à quantidade mínima de ônibus adaptados e que ao longo do ano os servidores passam por capacitações no SEST/SENAT (enviou anexo com as capacitações realizadas).

A CSTT está à disposição do Conselho e de todo e qualquer juazeirense que utilize os transportes públicos no município.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome