Relembre: Sibelle Fonseca conversa com a cantora Miúcha, sobre Bossa Nova, vida e Juazeiro!

Em setembro, a cantora Miúcha conversou, com exclusividade, com a jornalista Sibelle Fonseca, por telefone, diretamente do Rio de Janeiro. Reveja:

Veja também: Miúcha será enterrada no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (28)

Artista

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, lançou 14 discos e fez parcerias com artistas da bossa nova e da MPB.

Heloísa Maria Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1937, e mudou-se para São Paulo com a família quando tinha 8 anos. Começou a cantar ainda criança, vindo a formar um grupo com seus irmãos — Chico, inclusive. Nos anos 1960, estudou História da Arte em Paris, na École du Louvre. Em Roma, foi apresentada pela cantora chilena Violeta Parra a João Gilberto, com quem viria a casar, tempos depois, em Nova York.

Miúcha inicou a carreira artística de fato em 1975, cantando no disco “The best of two worlds”, de João Gilberto e Stan Getz. Ainda naquele ano, apresentou-se no Newport Jazz Festival, fez shows com Stan Getz e participou da faixa “Boto”, do LP “Urubu”, de Tom Jobim.

Ela seguiu a parceria com o maestro no LP “Miúcha e Antonio Carlos Jobim” (de 1977), que se destacou pelas faixas “Maninha” (composta especialmente para ela por Chico), “Pela luz dos olhos teus” e “Vai levando”. Ainda em 77, entrou no show “Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha”, que ficou quase um ano em cartaz no Canecão antes de percorrer América do Sul e Europa. O espetáculo foi gravado ao vivo e lançado em disco.

Em 1979, a cantora gravou com Tom o LP “Miúcha & Tom Jobim”, que trouxe as faixas “Triste alegria”, de sua autoria, “Falando de amor” (de Tom) e “Dinheiro em penca”, única parceria de Tom Jobim com o poeta Cacaso. No ano seguinte, ela lançou o disco “Miúcha”, com arranjos de João Donato e com a participações da filha Bebel (cantando na faixa “Joujoux et Balangandans”), e de João Gilberto (violão em “All of me” e “O que é, o que é”).

Miúcha foi casada com o cantor João Gilberto, com quem tem uma filha, também cantora, Bebel Gilberto. Irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

Da Redação com O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.