Site do Portal da Educação continua fora do ar e responsáveis ficam sem realizar pré-matricula de alunos na Rede Municipal de Juazeiro

 

Quem tentou fazer a pré-matrícula online dos alunos das escolas da Rede Municipal de Juazeiro, enfrentou dificuldades neste primeiro dia de inscrições. Com problemas no endereço eletrônico do Portal da Educação (www.portaldaeducacao.juazeiro.ba.gov.br), nossa equipe continua recebendo reclamações de quem não conseguiu realizar o cadastro de casa e nos Terminais de Atendimento instalados nas zonas urbana e rural do município.

A leitora Ailda Rodrigues Mendes, por exemplo, relatou que longas filas se formaram na manhã de hoje (08), em frente ao terminal de atendimento do bairro Piranga. “Como as pessoas não estavam conseguindo acessar o site dos seus celulares e computadores, muitos se aglomeraram nas escolas que também estão realizando as pré-matrículas, em busca de informações e de vagas para os alunos”, contou.

De acordo com a prefeitura, a mudança nas realizações das matrículas tem como objetivo dar maior agilidade e conforto para os pais ou responsáveis, mas, para Ailda, a gestão deveria ofertar outra opção para a continuidade do serviço, em casos de problemas no site. “A gente admite que nos anos o anteriores os transtornos eram grandes e que a forma online facilita. Mas também deveria haver um “plano B”, para não ficarmos reféns da internet”, acrescentou a leitora.

Ailda informou também que como o site continuou fora do ar, os funcionários do terminal de atendimento onde ela estava, distribuíram fichas para um novo atendimento que deverá ser realizado amanhã (09). “Fomos informados que nos outros pontos de atendimento a situação era a mesma. Esperamos que o problema seja resolvido, pois só temos até a sexta-feira (11), para tentarmos garantir uma vaga para nossas crianças, que precisam estudar”, finalizou.

Mais cedo nossa equipe também conversou com a leitora Luciene Santos, que pela primeira vez vai matricular a filha, de 4 anos, na rede municipal e também não conseguiu acessar o portal da educação. “Assim que acessei o site, me deparei com a mensagem que estava fora do ar. Atualizei diversas vezes, e o problema persistiu. Estou apreensiva, pois optei por fazer logo no primeiro dia para garantir a vaga da minha filha. Sei que é muito concorrido, e não quero perder essa oportunidade. Espero que eu não seja prejudicada”, relatou.

Ao PNB, a Secretaria da Educação e Juventude (Seduc) informou que foi detectado um problema na opção em que o usuário dispõe da data de agendamento para cada aluno entregar a documentação e que o site ficou offline para essa manutenção. Segundo a Seduc, o setor de informática já estava checando e corrigindo o serviço, mas até o fechamento desta matéria, o site continuava fora do ar.

Nossa equipe está solicitando uma nova explicação sobre o problema para a Seduc.

Matrícula

No período de 8 a 11 de janeiro de 2019, a Pré-matrícula online é destinada aos alunos da Educação Infantil e alunos com deficiência. Já de 8 a 18 de janeiro de 2019, é destinado aos alunos do Ensino Fundamental, EJA e alunos com deficiência.

Através do Portal da Educação, os pais poderão realizar a pré-matrícula de seus filhos do próprio celular, no computador em casa, em uma Lan House ou nos 27 Terminais de Atendimento instalados nas zonas urbana e rural do município.

A pessoa irá entrar no Portal, preencher o cadastro da pré-matrícula, em seguida receberá um protocolo com uma mensagem informando o dia e horário marcado para levar a documentação do aluno na escola, e somente após a entrega dessa documentação a matricula será efetivada.

Confira os Terminais de Atendimento:

 

Da Redação Por Yonara Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.