Secretaria de Saúde de Petrolina alerta sobre cuidados com o mosquito Aedes aegypti no verão

0

(Foto: Jonas Santos/divulgação PMP)

Com a chegada dos dias mais quentes, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chygungunya aumenta em decorrência das altas temperaturas, que facilitam a eclosão dos ovos. Em virtude disso, a Prefeitura de Petrolina está alertando os cidadãos sobre a importância de redobrar a atenção, principalmente, com recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito.

Segundo a gerência de Endemias do município, no verão, as altas temperaturas agem a favor do mosquito, pois as condições são mais propícias à multiplicação. A principal preocupação é com o foco domiciliar, porque é onde se registra um índice maior de proliferação do Aedes aegypti. Para isso, alguns cuidados básicos, como não deixar água acumulada, são essenciais, por parte da população.

Qualquer local que acumule água parada, como vasos de plantas, latas, caixas d’ água mal tampadas, pneus, calhas e até mesmo uma tampa de garrafa, pode virar um criadouro do mosquito.

Segundo a Secretaria de Saúde, Petrolina regitrou redução de 83% nos casos de doenças provocadas pelo mosquito no ano de 2018.

Apesar disso, a secretaria continua desenvolvendo atividades contra o mosquito durante todo o ano, como a ‘Sexta sem Aedes’, que visita os bairros da cidade, priorizando os locais com maior índice de infestação, determinados pela pesquisa denominada Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa), feita bimestralmente.

São realizados trabalhos como bloqueios e inspeções em casas, terrenos baldios e borracharias, além de trabalhos educativos com a comunidade.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome