Resistência: Suspensa liminar que despejaria trabalhadores sem terra de fazenda em Casa Nova/BA

0

De acordo com informações da direção do MST- Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a liminar de reintegração de posse em favor da empresa Moxx Frutas Tropicais, antiga Fazenda São Francisco em Casa Nova/BA, que seria cumprida na manhã desta quarta-feira (16), foi suspensa temporariamente.

Instaladas há mais de noventa dias no Acampamento Eldorado dos Carajás, hoje (16), pela manhã, as famílias de trabalhadores rurais receberam a notícia do comando da Polícia militar que o despejo que aconteceria nessa manhã estará suspenso temporariamente .

“O clima de ânimo se instalou entre todos, porém a luta para barrar a liminar em definitivo continua. Seguimos firmes em luta por justiça social e soberania alimentar’, declarou o MST.

A liminar foi autorizada pelo Juiz Adriano Espíndola Sandes, da comarca de Casa Nova, Bahia, que segundo informações do MST,  foi expedida em maio de 2018 e “ignora totalmente o processo de compra da fazenda encaminhado pelo Programa Nacional de Credito Fundiário, uma tramitação que certifica que a fazenda em questão está em negociação entre o Governo do Estado e o verdadeiro proprietário”.

Diante da ameaça de um confronto entre os trabalhadores e os agentes de segurança que iriam cumprir a liminar, a Polícia Militar, através do Capitão PM Thiago de Carvalho Andrade, comunicou ao Juiz Vanderley Andrade que a PM estaria dando apoio aos oficiais de justiça durante o cumprimento do mandado. No documento, o policial afirmou que haveria possibilidade de um conflito agrário.

Em resposta ao ofício do representante da PM, o Juiz Vanderley Andrade ressaltou a necessidade da força policial “envidar todos os esforços necessários para desocupação voluntária da área, com o menor dano possível, inclusive, se for o caso, com utilização exclusiva de armas não letais”.

Ainda de acordo com o MST, hoje, durante a mobilização em defesa dos trabalhadores, estiveram presentes o Vereador de Casa Nova Uilian Pereira, representando o Deputado Estadual Tum e o Prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, representantes de entidades e movimentos sociais.

Da Redação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome