Responsáveis continuam reclamando da falta de vagas em EMEIs de Juazeiro-BA

0

 

Moradores de Juazeiro-BA continuam reclamando da falta de vagas em Escolas Municipais de Ensino Infantil. Diferente dos outros anos, as pré-matrículas foram realizadas de forma on-line, no período de 9 a 11 deste mês.

Após a divulgação dos alunos aprovados, alguns responsáveis de crianças procuraram o Portal Preto No Branco para reclamar, como é o caso da leitora Antônia Eliane Silva. Ela mora no residencial Maíri, e como no local ainda não há uma EMEI, tentou uma vaga para a filha de três anos, em uma escola de outro bairro próximo.

“Ano passado também não consegui a vaga na rede pública e como ainda estava trabalhando, tive condições de pagar um hotelzinho. Mas, acabei ficando desempregada e com medo de não conseguir mais uma vez a vaga, fui em dezembro na EMEI, mas lá me informaram dessa matrícula online e garantiram que por ter baixa renda, eu teria prioridade. Na data divulgada fiz o cadastro e quando fui verificar se havia conseguido, tive essa surpresa negativa”, explicou Antônia.

“Eu preciso trabalhar, pois estou passando por dificuldades e não tenho com quem deixar minha filha. Além disso, a criança ama ir para a escola e precisa estudar”, concluiu.

Na quarta-feira (16), a leitora Leise Britto também reclamou da situação. “Eu fui uma das primeiras pessoas a realizarem a pré-matrícula online no portal da educação, pois preciso muito da vaga e estava justamente com medo de não conseguir. Nas opções oferecidas, optei por uma escola que fica próximo a casa de minha sogra, pois como trabalho o dia todo, teria alguém para levar e buscar meu filho. Mas ontem (15), ao entrar no site, me deparei com uma mensagem que dizia que não foi possível atender a pré-matricula”, relatou.

Veja a matéria completa aqui

Em resposta, a Secretaria de Educação e Juventude informou que disponibilizou para a matrícula deste ano letivo 17.457 vagas nas escolas da Rede Pública e criou critérios sociais orque havia muita reclamação de que pais com boa condição financeira tiravam as vagas dos mais necessitados.

“A Secretaria levou em consideração a pontuação gerada pelo fator renda e assim muitas mães que foram contempladas por estarem em situação de vunerabilidade são aquelas que estão sem trabalhar. É importante ressaltar que a oferta de educação infantil de 0 a 3 anos não é obrigatório, mesmo assim Juazeiro ampliou esse atendimento em mais de 50% nos últimos 10 anos. Antes do ex Prefeito Isaac Carvalho, Juazeiro só possuía12 creches na sede. Com os esforços dessas últimas gestões, Juazeiro hoje tem 15 novas escolas municipais de educação infantil do Proinfancia e, com isso, ampliou consideravelmente o atendimento” diz um trecho da nota.

Veja a nota completa aqui

O PNB está encaminhando a nova reclamação para a SEDUC.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome