Carnaval de Juazeiro 2019: PM, Prefeitura e demais órgãos se reúnem para detalhar ações na festa

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) reunião com os órgãos envolvidos no planejamento e realização do “Carnaval de Juazeiro 2019.

Participaram do evento representantes da Prefeitura de Juazeiro, Policia Civil,  Departamento de Polícia Técnica (DPT),  Bombeiro Militar,  Policia Rodoviária Federal,  Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA), além de todos os comandantes de Unidades Operacionais da Policia Militar da Bahia (PMBA) em Juazeiro, que apresentaram o andamento de seus trabalhos, dando o feedback das ações que realizam e ajustando os detalhes pendentes.

O coronel Anselmo Bispo, Comandante do Policiamento da Região Norte, fez uma retrospectiva do Carnaval do ano passado e apresentou o planejamento para a edição de 2019.

Ele apontou as inovações que serão implementadas, a exemplo da utilização da Plataforma de Observação Elevada, que terá duas estações para captação de imagens, acompanhadas de seis câmeras externas para monitoramento pela plataforma, além de câmeras fixas em sua estrutura com sensor de calor e movimentos e a utilização de drones, que dará uma visão  total do circuito.

O Subtenente da CIPE/Caatinga, João Bosco Sousa, chamou a atenção para as pessoas que irão trabalhar no Carnajuá 2019 utilizando drones.

“Iremos fiscalizar a utilização dessas pequenas aeronaves e alertamos para a documentação necessária. Para adiantar, faremos o 1º Encontro de Operadores de Drone da Região Norte, justamente para dirimir dúvidas sobre sua utilização, porque as pessoas usam aleatoriamente, sem a regulamentação necessária e sem perícia adequada. Quem vai trabalhar com drones no carnaval pode procurar a CIPE/Caatinga, para fazer a regulamentação junto à Anatel e Agência Nacional de Aviação Civil”, disse.

Pela Prefeitura de Juazeiro, participaram o Coordenador do Carnaval Samuel Morais, a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, a Guarda Municipal, CSTT e Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano.

A Secretária da Saúde Fabíola Ribeiro explicou que a Sesau fará a segurança alimentícia, com inspeção de todos os pontos de alimentação do carnaval, assim como o preventivo com distribuição de preservativos nos pólos da folia.

“Ainda teremos pontos de saúde com ambulâncias, motolâncias e profissionais para atendimento de qualquer eventualidade. É um evento de magnitude ampla e estamos nos planejando, para que ocorra da melhor maneira possível e o folião tenha os três dias de festa seguros em todos os quesitos”, ressaltou a secretária.

Para o Coordenador do Carnajuá 2019 Samuel Morais, participar de encontros como esse é continuar apostando em um planejamento que levará ao sucesso do evento. “Queremos um carnaval de paz, de alegria e nosso planejamento é feito pensando na vida das pessoas, de forma que elas brinquem com segurança e bem-estar. Apresentamos aos presentes toda programação da festa com atrações, dias e horários, anotamos as sugestões e solicitações. Acreditamos que tudo de positivo planejado nesse encontro irá acontecer já sabendo do êxito que o carnaval terá”, afirma Samuel.

Representantes de alguns órgãos falaram como irão funcionar para que o Carnajuá 2019 ocorra com tranqüilidade. De acordo com o engenheiro da Coelba Cleber Pablo a empresa tem se preparado para atender a comunidade durante o carnaval e já está com informações prévias repassadas pela coordenação para facilitar a fiscalização.

“Vamos identificar possíveis desvios na rede, proximidades da rede elétrica e de áreas vivas com transeuntes, verificar altura dos trios, para possibilitar as passagens e também fiscalizar as barracas que estão credenciadas, para fazer as ligações de forma correta, orientando sempre a usar aterramento e disjuntor para protegê-los”, pontuou acrescentando que “quem tiver alguma dúvida, deve procurar a Coelba nos canais de comunicação, nas lojas de atendimento e também pelo número 116. Estamos prontos para atuar de forma ativa na resolução de qualquer problema”.

Finalizando a reunião, o Comandante Cel. Anselmo Bispo disse ainda que a Polícia Militar quer um carnaval onde ninguém precise ser convidado a sair da festa.

“Dessa vez nos reunimos com mais órgãos, para minimizar a possibilidade de falha em nosso planejamento. O planejamento é feito em rede e se um elo desse se partir, toda a corrente se parte também. Analisamos o trabalho do ano passado, revisamos possíveis falhas, para que sejam corrigidas este ano e vamos acrescentar ações inovadoras, que possam melhorar ainda mais a prestação de serviço de cada órgão de forma integrada. A Policia estará lá exatamente para regular comportamentos. Entendemos alguns comportamentos e o policial militar está sendo orientado a ter paciência com o folião mais alegre, que usou uma dose de bebida alcoólica maior. Mas não vai ter paciência com o crime, nem com agressão”, conclui.

Da Redação com informações da Ascom CPRN/ Bruna Gracielle e Ascom PMJ/ Ramáiana Leal/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.