Diretora da Vogue Brasil é acusada de racismo por causa de foto em aniversário

0

 

A diretora da Vogue Brasil, Donata Meirelles, está sendo acusada de racismo nas redes sociais, após colocar mulheres negras vestidas com roupas que remetem às de escravas, durante sua festa de aniversário de 50 anos, realizada nesta sexta-feira, no Palácio da Aclamação, em Salvador.

Badalado, o evento teve a presença do governador Rui Costa e da primeira-dama Aline Peixoto, além de famosos como a apresentadora Regina Casé e a cantora Margareth Menezes. A festa de Donata, que é esposa do publicitário baiano Nizan Guanaes, também teve show de Caetano Veloso.

Em imagens do aniversário que circulam nas redes sociais, mulheres negras com trajes que se assemelham aos usados por escravas no período colonial fazem a recepção dos convidados. Vários deles, a maioria brancos, inclusive a própria Donata, fizeram fotos sorridentes sentados em uma cadeira suntuosa, acompanhados das mulheres, que estavam de pé e vestidas de branco.

As imagens foram postadas nas redes sociais com a hashtag #doshow50.
Logo começaram a ser compartilhadas, as fotos passaram a ser criticadas por pessoas que apontaram racismo no ato de colocar mulheres vestidas dessa forma. “Vivemos na tal escravidão moderna, onde nossas dores viram fantasias, decoração de festas pra beneficiar o mal gosto das sinhás e sinhóres”, disse a cantora Joyce Fernandes em um post no Facebook.

No Instagram, a jornalista baiana Rita Batista postou uma gravura antiga com dois escravos carregando uma senhora branca e comparou-a com a foto de Donata em seu aniversário. Na legenda, Rita ainda trouxe um trecho do livro Jóias da Crioula, de Laura Cunha e Thomas Milz. “A própria escrava era um objeto de ostentação do dono, um objeto de luxo a ser mostrado publicamente”, diz trecho da obra colocado pela jornalista.

As comemorações do aniversário de Donata seguem neste sábado no restaurante Amado, na Avenida Contorno, com grandes shows de Preta Gil e Ivete Sangalo. Já no domingo, com apresentação de Gilberto Gil, a programação será encerrada no Terreiro do Gantois.

 

Fonte Bocão News

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome