Sem taxa extra: bandeira tarifária continua verde em março

0

(foto: reprodução/internet)

As contas de energia dos brasileiros vão permanecer com bandeira verde durante o mês de março, segundo informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (22). Dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

De acordo com a Aneel, mesmo com chuvas abaixo do esperado em janeiro, “o nível de produção da energia hidrelétrica no país ainda se mantém elevado”, o que garante a manutenção da bandeira verde.

Os consumidores estão sem pagar taxa extra na conta de luz desde janeiro, quando a bandeira tarifária passou a ser da cor verde, após cinco meses seguidos na cor vermelha patamar dois, o que representava cobrança extra de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos.

Desperdício

Apesar da bandeira verde, a agência alerta para a necessidade do uso consciente, e ressalta a importância de hábitos que combatam o desperdício: banhos mais curtos, de até cinco minutos; portas e janelas fechadas em ambientes com ar condicionado; utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo.

Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome