Carnaval de Petrolina: o que você precisa saber sobre trânsito, limpeza e transporte coletivo

0

A festa carnavalesca da cidade de Petrolina inicia oficialmente, neste sábado (2), e irá contar com mais de 60 atrações em quatro polos. Durante os quatro dias de festa, os foliões poderão brincar carnaval no Polo Orla; Praça 21 de Setembro; Polo Multicultural Petrolina Antiga e no domingo (3), no bairro Areia Branca.

Esse ano a festa de momo da cidade tem o universo circense como tema. O homenageado da folia será o artesão Antônio Justino, pentacampeão do concurso de fantasias da cidade. O carnaval de Petrolina teve investimento de cerca de R$ 500 mil. São recursos diretos da Prefeitura, além de patrocinadores, segundo a gestão.

Confira as principais informações para curtir o carnaval de Petrolina com muita animação e sem tanta preocupação.

Trânsito e transporte

O trânsito nas ruas do centro de Petrolina será alterado, a partir do próximo sábado (2), para as atrações do Carnaval que se concentram entre a Praça 21 de Setembro e a orla da cidade. A orientação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) é que as pessoas tenham atenção redobrada neste período.

Na Avenida Cardoso de Sá, dois pontos serão bloqueados: o primeiro será em frente à escola Dom Malan e o segundo bloqueio será próximo à Rua Joaquim André, onde os veículos que vierem do sentido Facape poderão se dirigir à Avenida Guararapes.

As interdições acontecem, a partir das 16h e serão realizadas também na Av. Joaquim Nabuco; Rua Dr. Júlio de Melo e nas proximidades da Praça 21 de Setembro. Com o intuito de garantir a mobilidade dos foliões, no período de 2 a 5 de março serão disponibilizados os veículos da linha Corujão a partir da meia noite, ficando o veículo da Joalina em frente ao Edifício Santa Moxotó e o da Viva em frente ao Auxiliadora.

Infraestrutura

O palco que irá receber mais de 15 atrações no Polo Orla já está sendo finalizado. São 30 toneladas de estrutura com mais de 8 mil metros metros quadrados em área total. Já o palco terá cerca de 200 metros quadrados. A plataforma é toda em alumínio, material considerado de última geração.

Para deixar tudo pronto para a folia, foram instalados 100 projetores para reforçar a iluminação pública na Areia Branca, Praça 21 de Setembro e Orla. Além disso, os polos foram preparados e contaram com serviços de limpeza, capina, varrição, pintura de meio-fio, recuperação de calçamento e calçadas com pedras portuguesas, sem contar pintura de estruturas como bancos e postes de iluminação.

Limpeza pública

Cerca de 40 trabalhadores vão se revezar, diariamente, para garantir a limpeza de todos os polos carnavalescos da festa. Para isso, eles vão contar com a ajuda de três caminhões caçamba, um caminhão poliguindaste, duas máquinas de varrição e três caminhões-pipa. O trabalho começou nesta sexta-feira, 1º de março, e será concluído somente na quarta-feira de cinzas (6).

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), além da limpeza, os polos Orla, Multicultura e Praça 21 de Setembro vão ser lavados todos os dias pela manhã com aplicação de sabão especial e álcool perfumado nas vias.

Saúde

A Prefeitura de Petrolina também planeja ações para orientar a população sobre o sexo seguro durante a folia. As atividades serão coordenadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que sob o slogan do Ministério da Saúde, “Pare, pense e use camisinha”, irá distribuir preservativos feminino e masculino nos circuitos da festa.

Este ano, a ação desenvolvida através da Secretaria de Saúde, irá distribuir o material em barracas de ambulantes e no stand da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para que o folião possa pegar o que for necessário à sua proteção. É um momento de festa, de alegria, mas que deve ser aliado ao cuidado, que é usando o preservativo nas relações sexuais que se previnem as Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS e hepatites virais.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome