Sem fiscalização, Jets Skis ameaçam segurança dos banhistas na Ilha do Fogo

 

A região do Vale do São Francisco também é conhecida por suas ilhas, que atraem moradores e visitantes, principalmente nos feriados e finais de semana.

A Ilha do Fogo, localizada entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA, pelo acesso fácil, atrai diariamente centenas de pessoas. Mas, nem tudo é diversão no local.

Além do acúmulo de lixo e da falta de segurança, inclusive de Salva-Vidas na ilha, já denunciados pelo Portal Preto No Branco, outro problema está preocupando os frequentadores.

De acordo com leitores que entraram em contato com o PNB, as irregularidades cometidas por proprietários e condutores de lanchas e principalmente de Jets Skis, estão colocando em risco a vida dos banhistas. Além do excesso de velocidade, os veículos aquáticos avançam até a área mais rasa, chegando próximo a margem do rio, sem respeitar a faixa dos banhistas.

“Não existe uma fiscalização por parte da marinha e os condutores de Jets Skis acabam desrespeitando o nosso espaço e colocando nossas vidas em risco”, declarou um banhista que preferiu não se identificar.

Veja o que diz o decreto do Congresso Nacional sobre o uso do Jets Skis:

Artigo 1.° – É proibida a navegação com uso de motoaquática (jet-ski) e com uso de quaisquer outras embarcações náuticas esportivas nas praias de todo o litoral, dos rios, dos lagos e das lagoas onde haja afluxo e/ou concentração de banhistas.

Parágrafo único – Nas praias do litoral, dos rios, dos lagos e das lagoas onde haja afluxo e/ou concentração de banhistas também é proibida:

I – a navegação para todos os demais tipos de embarcações cujos condutores não sejam habilitados profissionalmente para tanto;

II – a atividade de locação de motoaquática (jet-ski).
Artigo 2.º – Os infratores desta lei sujeitam-se a pena de detenção de 4 meses a 1 (um) ano e de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

O PNB está encaminhando a reclamação para a Marinha.

 

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.