Projeto “Corpo, Ervas e Autocuidado” será realizado em Juazeiro e Petrolina; As inscrições para as oficinas estão abertas

0

 

Corpo, Ervas e Autocuidado é um projeto de autocuidado que utiliza exercícios de consciência corporal e criação gráfica (desenho, pintura e colagem). A oficina é pensada para mulheres e população LGBTQIA+. Um encontro de compartilhamento de saberes e afetos, que será realizado nos meses de março e abril de 2019 em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Em Petrolina, o projeto será rrrealiza na Associação das Mulheres Rendeiras, localizada no bairro José e Maria, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Águas, no bairro Rio Corrente. Já em Juazeiro (BA) as oficinas acontecerão no CIAM Centro de Atendimento à Mulher, no bairro Maria Gorete, e no Centro de Cultura João Gilberto, bairro Santo Antônio.

O Projeto foi aprovado pelo Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores.

Nesses encontros cada participante criará um caderno individual com informações-guias para o cuidado do seu corpo no cotidiano, que incluirá desenhos, textos e colagens, a partir do estudo das ervas com histórias, afetos e necessidades medicinais de cada pessoa. A idealização das oficinas foi feita pela artistas Violeta Pavão e Flavia Gilly com o objetivo de que cada participante crie seu próprio caderno, possibilitando uma investigação poética pessoal, que explora a memória e provoca a reflexão dos processos de resistência e cuidado dos corpos, costurando as cicatrizes para compartilhar, através das artes, os saberes desses encontros que fortalecem as relações e os afetos.

Para além dos cadernos, em coletivo será criado imagens para intervenção urbana em formato de lambe-lambe, que será exposto nas cidades de Petrolina e Juazeiro.

A oficina propõe um olhar para a importância política em trabalhar com as ervas, uma vez que os saberes indígenas e trazidos pela população africana sofreram e sofrem uma perseguição política advindas pela intolerância religiosa e descredibilidade como ciência desde o processo da colonização. Voltada para mulheres e população LGBTQIA + Corpo, Ervas e Autocuidado busca reverter uma lógica macro política que tem como histórico a repressão destes corpos, de seus conhecimentos e por consequência ignoram a saúde dessas pessoas.

Por conta da diversidade de público e da diversidade de trabalhos que serão realizados, o projeto visa fortalecer criações artísticas e autonomia das populações vulneráveis desta parte do Sertão nordestino, ampliando os conceitos de arte, saúde e educação, estabelecendo por meio desses encontros, diálogo entre os saberes curativos das ervas, o corpo como potência de criação e sabedoria, e a criação artística de desenhos e imagens que expressem subjetivamente as questões das participantes.

O projeto busca ir além das fronteiras institucionais e fazer com que o suporte financeiro venha para garantir a democratização do acesso à cultura, por isso a escolha de espaços que estão nas periferias das cidades e que funcionam como suportes de acolhimento, formação e que ofertam serviços e bens culturais voltados para mulheres e população LGBTQIA +. Serão 15 participantes por oficina, as inscrições serão feitas online pela internet, e presencial no CIAM e Associação das Mulheres Rendeiras, por meio de uma ficha de inscrição. Os recursos para execução das oficinas são todos provenientes da Funarte, portanto, a participação é gratuita.

Serviço: Corpo, Ervas e Autocuidado
I.Local: CIAM Juazeiro
Datas: 12, 19, 26 de março e 02 de abril – Sempre às terças!
Horário de 13h às 17h.

II.Local: Associação Mulheres Rendeiras
Av. Francisco Coelho Amorim, 190 – José e Maria, Petrolina – PE, 56320-000
Datas: 16, 23, 30 de março e 06 de abril – Sempre aos sábados!
Horário de 14h às 18h.

III.Local: Centro Cultural João Gilberto
Santo Antonio, Juazeiro – BA, 48903-050
Datas: 17, 24, 31 de março e 7 de abril – Sempre aos domingos!
Horário: 14h às 18h.

IV.Local: Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Águas
R. do Tamarindo, 29 – Lot. Vale Dourado, Petrolina – PE, 56312-695
Datas: 13, 14, 20 e 21 abril – Sábados e domingos!
Horário: 18h às 22h.

Público alvo: Mulheres e comunidade LGBTQIA+
Classificação Indicativa: A partir de 18 anos.
Inscrições pelo link: goo.gl/forms/ieihBLdBmLsF4UvD3

Inscrições presencial no CIAM e na Associação das Mulheres Rendeiras.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome