Secretaria de Saúde realiza ação para prevenir dependência química com pessoas em situação de rua

 

Com o objetivo de prevenir a dependência química entre pessoas em situação de rua a gerência de Educação Permanente da Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro (SEDES) em parceira com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou, na quarta-feira (13), ações de prevenção. O momento aconteceu na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado no bairro Country Clube, à Rua Almirante Custódio de Melo, nº 14.

As atividades desenvolvidas por Clenilda Ananias, gerente de Educação Permanente da SESAU e especialista em dependência química, pela Universidade Federal de São Paulo, envolveram uma dinâmica de acolhimento e uma palestra voltada para a sensibilização dos riscos e prejuízos para a saúde que o uso e abuso de álcool e outras drogas causam.

De acordo com Clenilda Ananias, é uma preocupação constante da SESAU a qualidade de vida da população nas suas mais diferentes realidades. “Com a SEDES, através do Centro Pop, a gestão municipal fortalece as políticas de saúde junto a essa população em situação de rua e consegue levar a importância do cuidado no uso e abuso do álcool e outras drogas principalmente em populações mais fragilizadas devido ao ambiente que vivem. Nosso papel é levar o conhecimento para que as pessoas façam escolhas que levem a uma melhor qualidade de vida, independente da realidade em que vivam”, explicou Clenilda Ananias.

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, destaca que o trabalho desenvolvido com a educação permanente em saúde tem como objetivo além da prevenção, “a transformação através da orientação para a melhoria da qualidade de vida, para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde. Parte, portanto, da reflexão sobre o que está acontecendo e sobre o que precisa ser transformado. Essa estratégia potencializa o fortalecimento do controle social, do SUS e o elo entre população e  profissionais no processo saúde e doença, ajudando a construir uma saúde de mais qualidade para a população de Juazeiro”, finalizou a secretária.

 

Por Gardennia Garibalde/SESAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.