Sobradinho: Secretaria de Saúde realiza ações do programa de combate à doença de chagas

0

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, através do Núcleo de Endemias, realizou diversas ações de combate à doença de Chagas nas comunidades da zona rural do município, quando a equipe visitou 53 residências, nas comunidades de Escondida, Esplanada, Barra, Poço do Juá, Poço da Gameleira, Caldeirão, Rolinha, São João, Berro do Bode, Bom Sucesso, Traíras, Salgadinha, Lucena e Campo Alegre..

Em algumas casas foram detectados sinais da presença do barbeiro, que pelas fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi, pode causar a doença.

A equipe da Secretaria de Saúde realizou serviços de dedetização e compartilhou informações sobre medidas de prevenção.

“É muito importante que, principalmente as pessoas do interior do nosso município, estejam atentas para evitar que o barbeiro seja detectado em suas casas e afaste as possibilidades de maiores danos a saúde humana. Nossa equipe visitou 53 residências, e além de realizarmos a captura e borrifação, foi feito um trabalho educativo, informando as pessoas da importância de se prevenir contra a doença de Chagas”, afirmou o Coordenador de Endemias, Sóstenes Pereira Nascimento.

Ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais (casas de pau-a-pique, sapê, etc). Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais.

“As pessoas que moram nas comunidades do interior, infelizmente, estão mais sujeitas ao contato com o barbeiro. Ciente disso enviamos nossa equipe para fazer esse trabalho de dedetização e conscientização, para que as pessoas de previnam da doença e evitem problemas de saúde mais graves. Temos uma equipe muito competente e que garante a proteção contra a doença de Chagas. A incidência desta doença ainda preocupa, por isso fizemos mais uma vez essa força tarefa, sempre pensando no bem estar da nossa gente”, afirmou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome