Sobradinho é destaque em reportagem da TV São Francisco pela introdução da Tilápia na Merenda Escolar

O município de Sobradinho foi destaque no noticiário regional, com uma reportagem sobre a introdução do pescado na merenda escolar. A TV São Francisco veiculou matéria ressaltando a ação da gestão do Prefeito Luiz Vicente Bertti, de introduzir a tilápia no cardápio dos estudantes das escolas da rede municipal, considerando o alto valor nutricional do alimento e também com o objetivo de fomentar a atividade da pesca na região.

A equipe de reportagem visitou uma unidade escolar, onde acompanhou desde o preparo da tilápia, até o alimento ser servido aos alunos, e conversou com a nutricionista da Secretária de Educação, que falou da importância nutricional e calórica do pescado.

O peixe fornece proteínas de qualidade idêntica à da carne bovina, no entanto é de mais fácil digestão. Rico em minerais (cálcio, ferro, flúor, fósforo, iodo) e vitaminas (vitamina D), tem menos gordura, em relação a carne vermelha e apresenta a melhor gordura (insaturada), além de fornecer ómega 3 e ómega 6 (gorduras essenciais à saúde). 

“Nós variamos no preparo da tilápia, que é servida de diversas formas. Nossas cozinheiras capricham nas receitas e usam a criatividade para tornar o pescado mais atrativo para nossos alunos, pois a maioria não tem o hábito de consumir peixe em casa. Essa ação já nos rendeu destaque em eventos nacionais de educação, nosso gestor também ganhou o título de Prefeito Empreendedor do Sebrae, por esta ação inovadora. Estamos muito felizes com os resultados, principalmente porque nossos alunos aprovaram a ideia e fazem uma festa no dia que o peixe entra no cardápio, o que acontece uma vez por semana”, disse Dulcilene Kestering, Secretária de Educação.

Antônio Líbano de Amorim, chefe do Departamento de Licitação e Prestação de Contas da Secretaria de Educação ressaltou a importância da parceria da prefeitura com a Associação de Piscicultores do Município.

“ Outro objetivo desta ação, é o de fortalecer o piscicultor da região. A prefeitura solicita ao produtor a apresentação da documentação exigida para participar do processo licitatório e se tudo estiver regular, ele passa a ser um fornecedor do produto. Muitas famílias de piscicultores estão sendo beneficiadas com esta parceria. Vale ressaltar que o município foi premiado em inovar e oferecer uma merenda escolar de qualidade e de grande valor nutritivo para os alunos das escolas da rede municipal.” Informou Antônio Libano

E a palavra final, fica com a aluna Anne Valentine, de 8 anos de idade, do 3º ano do ensino Fundamental I do Centro Educacional de Sobradinho –CES, que aprovou a inovação “ Eu gosto muito da comida da escola. Todos os dias tem comida boa e quando é o dia do peixe, eu gosto ainda mais, é uma delicia. As tias fazem com muito carinho e amor,” declarou a aluna.

Ascom PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.