Esclarecido: Obras expostas em vias públicas de Juazeiro são da exposição “Amor em Canto”, de Lêdo Ivo

 

(Fotos enviadas pelo artista)

 

Na manhã desta segunda-feria (01), a redação do Portal Preto No Branco recebeu diversas indagações sobre esculturas que foram espalhadas por Juazeiro-BA. Entre as obras estão uma jumenta na orla II, um vaqueiro na Orla I,  um cavalo no final da Avenida Adolfo Viana e um ovo gigante no contorno do bairro Novo Encontro.

As esculturas são de autoria do artista plástico Lêdo Ivo. Ele esclareceu que as obras compõe a sua exposição “Amor em Canto” e que o trabalho não foi financiado pelo poder público.

“A arte provoca, faz pensar, questionar, diante de tudo isso, fico muito feliz com a participação popular nesse debate interessante sobre essas peças que surgiram na manha de domingo (31/03) em nossa cidade, foi com esse desejo que fiz essa nova “intervenção urbana” em Juazeiro-BA para celebrar a democracia, com elementos de nossa cultura, origem, convivência, como: o cavalo um símbolo de força e lealdade, o gibão como indumentária essencial na caatinga, o vaqueiro sendo ele corajoso e eficaz nas suas buscas, a jumenta pela utilidade no nordeste até os dias atuais e porque não o ovo? Sendo ele, o pai da origem de muitas vidas, a base que faz gerar um ser, que alimenta e ainda é, mais um meio de sobrevivência, toda forma de vida começa pelo ovo. Os monumentos, as esculturas, ajudam a valorizar e a recriar os espaços urbanos, podem também exercer a função de oferecer aos cidadãos, o prazer de contemplar as belezas existentes e construir suas identidades com símbolos de uma época, reforçando a história do povo e do lugar.  Aproveitando esse tema de nossa realidade caatingueira, sertaneja, nordestina, é que foi criado o “Projeto Amor em Canto” que visa, realizar uma exposição de esculturas em locais públicos de grande visibilidade.”, declarou o artista.

Se foi uma estratégia para divulgar sua arte, Ledo Ivo acertou. Apareceu. Foi o assunto desta segunda-feira, dia da mentira, em Juazeiro.

A exposição gerou curiosidade nos moradores da cidade e foi motivo de piadas e insinuações, de que a Prefeitura de Juazeiro teria contratado as obras para o projeto urbanístico do Parque Fluvial.

“Isso só pode ser 01 de abril… Saúde, Seguranças, Educação que é bom, nada! Juazeiro me surpreende cada vez mais”, criticou uma leitora.

“Deve ser porque Juazeiro tem obra toda sexta-feira. Perfeito nos poupe de tanta palhaçada”, escreveu outra leitora.

Diante da repercussão negativa, enviamos alguns questionamento para a prefeitura: A exposição foi uma iniciativa da gestão junto com o artista? O escultor tinha autorização para realizar a exposição? Se não, qual será o procedimento realizado pela Prefeitura?

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informou “que procurou o artista Ledo Ivo (que fez algumas intervenções urbanas artísticas na cidade de Juazeiro, desde o último domingo, 31) a fim de saber por quanto tempo o mesmo utilizará o solo urbano para expor sua arte, visto que o artista não solicitou autorização prévia para uso do solo. Assim que o prazo do artista Ledo Ivo encerrar, as esculturas serão retiradas”.

 

2 Comentários

  • Wanis Rekli disse:

    Ledo Ivo é um grande artista juazeirense. Com a sua arte fez o comarcando pensar, refletir e, sobretudo, buscar a essência da vida. Abraço fraternal. Rekli Medrado

  • Rafael Luis Ferreira disse:

    Adorei as obras, parabéns o artista ,pena que tem gente que não vai atrás saber do que se trata e termina dizendo o que não sabe gostei bastante queria ir vê-la espero que não removam ainda .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.