Prefeitura inaugura Academia da Saúde dentro do programa Toda Sexta Tem Obra em Juazeiro

0

 

Dentro do programa Toda Sexta Tem Obra, a gestão municipal entregou nesta sexta-feira (12) a primeira Academia da Saúde de Juazeiro. Com um espaço amplo voltado para a prática de atividade física e avaliações nutricionais a academia terá funcionalidade e acompanhamento de profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) de segunda a sexta-feira das 5h às 8h da manhã e das 16h às 19h na Orla Nova da cidade.

O programa Academia da Saúde é uma nova estratégia da Atenção Básica que compõe a Rede de Atenção à Saúde a fim de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população a  partir da implantação de polos com infraestrutura adequada e profissionais qualificados, em consonância com a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Promoção da Saúde.

Os polos do programa são espaços públicos construídos para o desenvolvimento das ações do programa e considerados como novos dispositivos da Atenção Básica. Esta estrutura física da Academia da Saúde na Orla é do tipo Modalidade Ampliada, composta por uma estrutura de apoio com sala de vivência, sala de orientação, depósito, sanitário masculino e feminino adaptados, espaço multiuso e espaço com equipamentos, totalizando uma área de 544,06 m².

As atividades desenvolvidas na Academia da Saúde serão com profissionais do  Núcleo Ampliado a Saúde da Família (NASF), da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Secretária Fabíola Ribeiro descreve as atividades que serão realizadas no espaço. “Aqui serão desenvolvidas práticas corporais e atividades físicas, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis, promoção da alimentação saudável, práticas integrativas e complementares, práticas artísticas e culturais, educação em saúde, planejamento, gestão e mobilização da comunidade”, explicou.

Como o espaço é voltado para a prática de atividade física, esporte, cultura e lazer o que não faltou foi mistura de apresentações. O projeto Ballet jovem do CODEFASF iniciou a tarde com apresentação de dança e a harmonia dos passos e o compasso da música desenvolvido através da prática corporal encantaram aos presentes. Logo em seguida foi a vez da capoeira entrar na roda e para isso o grupo Topázio levou a capoeira inclusiva superando limites que trabalha desde 1998 com crianças, jovens e adultos assistidos pela APAE.

Como esporte marcante, o judô também esteve presente na Academia da Saúde e para o professor Paulo Afonso o momento é especial. “Precisamos utilizar este espaço, lugar lindo, às margens do Rio São Francisco, lugar de cantos e encantos, propício para o desenvolvimento de práticas educativas, esportivas e de qualidade de vida”, descreveu.

O deputado estadual Zó esteve presente e falou da satisfação de entregar este equipamento de saúde. “É um equipamento fantástico que contará com profissionais qualificados e comprometidos com o atendimento ao público, nossa orla está cada dia mais bonita e repleta de equipamentos voltados a prática de exercícios. Não tenho dúvida que a população saberá aproveitar muito bem mais esse equipamento de saúde em nossa cidade”, explicou.

 

Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome