Governo decreta situação de emergência na cidade de Filadélfia, norte da Bahia, em decorrência das fortes chuvas

(foto: divulgação/Prefeitura de Filadélfia)

O Governo do Estado da Bahia decretou situação de emergência na cidade de Filadélfia, no norte da Bahia, em decorrência das fortes chuvas que caíram nas últimas semanas. A publicação do Diário Oficial da última sexta-feira (12) considera “os danos decorrentes das enxurradas que estão a afetar as atividades econômicas e a atingir a população do Município de Filadélfia”.

Foram consideradas também as  informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC). O decreto de homologação entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 04 de abril de 2019, e vigerá pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da aludida data.

Entre 31 de março e 2 de abril, choveu cerca de 250mm na cidade, segundo a Defesa Civil. Com o temporal, a região ficou alagada e uma das principais pontes que liga a sede do município à zona rural foi arrastada pela água. Um morador morreu ao tentar atravessar um riacho nas proximidades de onde a ponte caiu. Famílias estão desalojadas, escolas sem aulas e Unidades Básicas de Saúde sem atendimento.

Além de Filadélfia, a cidade de São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador, também teve situação de emergência decretada em virtude das enxurradas. A validade do decreto é de 60 dias.

Seca

Dias antes, no dia 26 de março, o governo estadual havia decretado situação de emergência em decorrência do longo período de estiagem em Filadélfia e outros 148 municípios da Bahia – relembre.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.