Comissão do Meio Ambiente da ALBA visita barragem no Açude de Pinhões, zona rural de Juazeiro

(foto: divulgação/CMV)

Membros da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA) estiveram nesta segunda-feira (15) no Açude de Pinhões, localizado no distrito do mesmo nome, no município de Juazeiro, norte da Bahia. A visita teve como intuito mostrar os problemas existentes no açude que segundo relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) de dezembro de 2018, apresenta risco de rompimento.

De acordo com a explanação técnica de Rubenilson Souza, técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), os maiores problemas do açude se resumem à erosão na base de escoamento das águas na época de sangria e a falta de manutenção, com a retirada de vegetação do seu entorno e no lago e o desassoreamento.

“Vimos que a prefeitura e o SAAE estão agindo para corrigir todos os problemas de saneamento da sede do distrito, que há coleta de lixo regular e um trabalho da Secretaria de Meio Ambiente do município para conscientizar a comunidade da importância do açude”, disse o presidente Alex Tanuri que salientou ainda que os problemas estruturais devem solucionados. “A Câmara de Juazeiro atenderá a qualquer solicitação em favor da melhoria do açude de Pinhões”, concluiu.

Também estiveram presentes na visita o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, deputado José de Arimatéia (PRB), além dos deputados Zó (PCdoB), Laerte do Vando (PSC) e Tum (PSC), membros da comissão; o assessor técnico Eduardo Macário e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, José Alves de Oliveira e o vereador Fabio Luiz de Oliveira Silva (PRB).

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.