Paciente que está aguardando consulta com oftalmologista há mais de um ano, denuncia falta de profissional no SUS de Juazeiro

(foto: PNB)

A leitora Helia Vanessa entrou em contato com a redação do portal Preto no Branco para denunciar o problema de falta de médicos da área de Oftalmologia, especialidade que trata as doenças relacionadas ao olho, no Sistema Único de Saúde (SUS) de Juazeiro. Ela afirmou que está tentando marcar uma consulta desde o final de 2017.

Helia Vanessa convive com um problema que provoca a alteração da pressão do olho, sintomas de Glaucoma, doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Entretanto, para confirmar o disgnóstico e posteriormente iniciar o tratamento, ela precisa ser consulta pelo profissional da área. Sem o atendimento no sistema público e sem condições de arcar com a consulta e o tratamento na rede privada, Helia teme sua saúde, tendo em vista que, o Glaucoma, se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Segundo Helia, uma funcionária de uma unidade de saúde justificou que a falta do especialista “é que o município não renovou nenhum contrato de convênio com as clinicas de oftalmologia. Quando há algum caso de urgência eles até conseguem uma vaga numa clínica de Petrolina. Mas só em casos urgentes”, disse.

“Nos mutirões de atendimento estavam fornecendo atendimento para oftalmologista, mas a caravana da saúde (programa do governo) não atende a demanda, que é muito grande”, completou.

Helia Vanessa está com duas guias de marcação, uma para ela e para a filha, há mais de um ano.

O PNB está encaminhando a denúncia para a Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.