Sobradinho: Cras muda-se para as instalações do antigo Cebec e ganha em qualidade de atendimento aos usuários

Levar o atendimento às pessoas que mais precisam é o objetivo da Prefeitura de Sobradinho, que através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem investido fortemente na área, por meio de programas e ações que visam o atender  as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Um das portas de entrada para o serviço de assistência é o Centro de Referência de Assistência Social – Cras, que desenvolve diversos programas de enfrentamento as desigualdades sociais, e políticas públicas que contribuem para a melhoria de vida das famílias em risco social.

O Cras atua no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e tem como público prioritário, os beneficiários dos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cad Único, Programa Municipal do Leite, das Gestantes, entre outros.

A Coordenadora do Cras Vanderléa Reis elencou alguns dados que demonstram o alcance das ações.

“Nossa equipe acompanha 165 famílias integralmente através do PAIF. Atualmente atendemos a 89 gestantes. Através do Serviço de Convivência, atendemos crianças de 6 a 12 anos, a idosos acima de 60 anos. 174 idosos são assistidos pelo Cras, porem estamos com uma meta ainda maior. Com o trabalho desenvolvido, estamos além das metas de serviços de convivência que pactuamos com o Governo Federal. Aqui trabalhamos com vários parceiros como a APAE, Projeto Sobradinho, Aposhesf, entre outros”, informou.

O Cras também desenvolve o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, que busca a autonomia das famílias beneficiárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mercado de trabalho. Regularmente são oferecidos cursos de qualificação, capacitações de inclusão produtiva, com vistas ao trabalho de  intermediação de mão-de-obra.

O Centro atua também em conjunto com entidades assistenciais, parceiros importantes no enfrentamento as desigualdades sociais.

” O nosso trabalho principal é o da prevenção, são muitos os benefícios e os serviços que o Cras presta às famílias carentes do nosso município. Nosso trabalho só da certo porque trabalhamos em rede com o Creas, Conselho Tutelar, Ministério Público, Agentes de Saúde e Conselhos de moradores, ou seja, é um trabalho intersetorial, portanto só da certo em virtude desta sinergia. Deste modo vale ressaltar que a contrapartida do município é muito importante na garantia da manutenção do sistema de assistência”, esclareceu.

Para otimizar o trabalho do Cras, a Prefeitura de Sobradinho cedeu as instalações do antigo Cebec, que passou a ser sede do Centro de Referência.

” Toda a equipe do Cras está bastante satisfeita com essa mudança do nosso serviço para o antigo Cebec, que oferece um espaço amplo, com estrutura adequada para desenvolvermos nossas ações. Os usuários do serviço aprovaram a mudança, pois a instalação é confortável e atende aos programas dirigidos as crianças, adolescentes, mulheres e idosos, que encontram acolhimento no serviço. Agradecemos a cessão do espaço ao Prefeito Luiz Vicente, que entende a importância do nosso trabalho e se sensibilizou em ofertar um local adequado e confortável para os usuários. Isso é motivador e muito gratificante,” finalizou a coordenadora.

Ascom PMS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.