Caps Sobradinho realiza roda de conversa sobre saúde mental e luta Anti-Manicomial

A Secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou nesta sexta-feira (17), uma roda de conversa sobre saúde mental dirigida aos usuários do CAPS, em Sobradinho. O evento foi em alusão ao Dia Nacional da Luta Anti-manicomial, comemorado sábado (18).

“O movimento anti-manicomial é uma luta de 30 anos, onde defendemos a completa transformação do modelo de assistência às pessoas com transtornos psiquiátricos. Combatemos a ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental, em nome de pretensos tratamentos. Essa ideia é baseada apenas nos preconceitos que cercam as doenças mentais. O movimento faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, ao direito a viver em sociedade e de receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, explicou Ferliane Souza, psicopedagoga clínica e coordenadora do CAPS.

Durante a roda de conversa a psicóloga Jonalva Paranã destacou a importância de algumas estratégias para o cuidado da saúde de forma integral. De acordo com a psicóloga a prática de exercício físico diário e a busca pela assistência psicológica e psiquiátrica devem fazer parte da rotina do tratamento.

“O CAPS é o lugar indicado para o acolhimento dos pacientes com problemas psiquiátricos. E a luta anti-manicomial foi de extrema importância para a constituição desses espaços de acolhida em todo o Brasil. No CAPS, defendemos que a assistência em saúde mental deve sempre priorizar a recuperação e a integração do paciente com sua família e comunidade. Por isso continuamos combatendo todos os estigmas e preconceitos que existem sobre as doenças mentais”, concluiu Ferliane Souza.

O CAPS também vai promover o ‘Picnic Anti-manicomial’, na próxima terça-feira (21), às 9h da manhã na Praça Geraldo Silva, para os usuários do serviço.

Ascom PMS 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.