Sobradinho: Prefeitura promove formação para professores e cuidadores da Educação Especial

0

Com objetivo de promover a educação inclusiva, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação realizou na manhã desta quinta-feira (23) a Formação para Professores e Cuidadores da Educação Especial.

Apresentando a concepção de trabalhar competências e habilidades, para desenvolver o processo de ensino aprendizagem com alunos com necessidades especiais, o encontro também destacou a importância da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional, e garante a matrícula de alunos com necessidades especiais nas salas regulares.

O público-alvo da capacitação foram os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e todos os auxiliares de disciplinas, conhecidos como cuidadores, que estão inseridos nas salas de aula onde estudam alunos portadores de necessidades especiais.

Segundo Secretária de Educação Ducilene Kestering, esse encontro “é uma conquista dos alunos portadores de necessidades especiais ao direito à educação, através dos marcos legais da educação especial, juntamente com os avanços institucionais que tornou possível adotar uma nova visão sobre a educação inclusiva”.

A Secretária de Educação acrescentou ainda que  “A Secretaria de Educação preocupada em garantir o direito de aprender dessas crianças especiais está capacitando e motivando as equipes que ministram aulas para esse público, avançarem nesta agenda educacional. A partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentados no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos, podemos construir metodologias inclusivas no ambiente escolar. Este esforço em conjunto é fundamental para que possamos provocar uma mudança estrutural e cultural na escola, para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas”, destacou Ducilene Kestering.

Ascom PMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome