Secretaria de Cultura promove evento em homenagem aos 88 anos de João Gilberto

 

Na próxima segunda-feira, 10 de junho, o cantor e compositor, Papa da Bossa Nova João Gilberto completa 88 anos e recebe uma homenagem da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, às 09h, no Vaporzinho. Uma banda formada pelos músicos Soneca Martins, Edesinho, Marcos Brasil e Nandinho vai acompanhar artistas de Juazeiro e região em canções consagradas pelo gênio juazeirense.

De acordo com o gestor da SECULTE, Sérgio Fernandes, o evento vai contar com a participação de alunos da rede municipal de ensino. “João e a Juventude: Bossa Nova para o Futuro’ é um evento que vai levar aos adolescentes, conhecimento sobre a obra de João Gilberto. Será uma sessão maravilhosa de Bossa Nova feita por artistas que já cantam o estilo musical e que enxergam em João o grande mestre da música que ele é. Com certeza os estudantes irão gostar da apresentação que é aberta ao público em geral.”, explica.

João Gilberto Pereira de Oliveira, filho do comerciante Joviniano Domingos de Oliveira e Martinha do Prado Pereira de Oliveira, nasceu em Juazeiro, na Bahia, no dia 10 de junho de 1931. Conhecido como Joãozinho de Patu, viveu na cidade até 1942, residindo na Praça Imaculada Conceição.

“João ficou conhecido internacionalmente por ter criado a Bossa Nova. Segundo os historiadores, foi aqui em Juazeiro que ele criou a música Bim Bom, quando se deu conta de que havia criado a batida diferente que originou o ritmo. Juazeiro é, portanto, a Capital Mundial da Bossa Nova e precisamos continuar passando essa cultura às gerações.”, conclui o Secretário Sérgio Fernandes.

 

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.