Aulas da Uneb serão retomadas na próxima segunda-feira (17)

0

(foto: arquivo)

Após 65 dias em greve, as aulas da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) serão retomadas na próxima segunda-feira (17). O retorno acontece após a categoria docente da instituição aprovar o término da greve no início da tarde desta quarta-feira (12) durante assembleia realizada no campus de Salvador.

A assembleia aprovou a assinatura do acordo, desde que o documento contenha os termos presentes na ata de reunião realizada no último dia 10 na Secretaria Estadual da Educação, entre o Fórum das ADs e o governo.

O texto apresenta três conquistas: as primeiras duas são de até 900 promoções docentes e a liberação imediata de R$ 36 milhões para investimento às estaduais baianas. Já o terceiro ponto é a mesa permanente de negociação, que deverá ocorrer até o final do governo Rui Costa.

“A expectativa do Movimento Docente é que sejam debatidos os demais itens da pauta não atendidos de imediato, a exemplo da implementação das Dedicações Exclusivas, das passagens docentes e das garantias ao Estatuto do Magistério Superior. Os diálogos deverão começar em até 72h após o término da greve e deverão ter a participação das secretarias da Educação, Administração, Fazenda e Relações Institucionais”, diz a Aduneb.

De acordo com a coordenação da Aduneb, as conquistas da pauta de reivindicações e a mesa permanente de negociação só foram possíveis graças à maneira coesa e responsável com que a categoria se portou nesta greve. A continuidade da mobilização será fundamental para garantir mais itens da pauta nas próximas negociações, segundo a associação.

Salários cortados

Quanto à devolução dos salários cortados, segundo a ata da reunião, o Estado pagará o vencimento integral do mês de junho. Após a apresentação do plano de reposição das aulas, o mês de maio será pago junto com julho. Na sequência serão pagos os dias do mês de abril. Contudo, o pagamento parcelado dos salários atrasados é ponto de descontentamento na categoria, que ainda tentará negociar melhor maneira de receber os vencimentos.

Fim da greve

Além da Uneb, professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) também decidiram pelo fim da greve, que teve inicio no dia 9 de abril.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também realizou uma assembleia nesta quarta, mas decidiu manter a paralisação até que o governo assine um termo de acordo conforme estabelecido no documento acordado entre as partes em reunião na segunda-feira (10).

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome