Segurança, trânsito, transporte: o que você precisa saber sobre o São João de Petrolina

0

(foto: Jonas Santos)

Com a expectativa de atrair mais de 700 mil pessoas em nove dias de festa, o São João de Petrolina terá um esforço coletivo da Prefeitura, Polícias Militar, Civil, Rodoviária, entre outros colaboradores, para dar conforto e segurança ao público no Pátio Ana das Carrancas. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Miguel Coelho detalhou como funcionarão diversos desses serviços e a estrutura de apoio para a realização do evento.

No início da apresentação, o prefeito revelou a expectativa de aumentar o volume de turistas para mais de 20 mil pessoas de dezenas de cidades do País. Uma evidência desse volume de público é o fato de quase 100% das vagas nos hotéis já estarem reservadas entre os dias 14 e 23 de junho, datas da programação junina no Sertão. Os turistas aliados ao público local devem movimentar a economia local em mais de R$ 240 milhões, gerando ainda mais de 10 mil vagas de trabalho.

Miguel ainda falou dos avanços nos últimos anos nas áreas de segurança e trânsito, quando foram reduzidos os indicadores de criminalidade e agilizado o tráfego de veículos nas rotas de acesso ao Pátio Ana das Carrancas. Em 2019, só da Guarda Civil e Polícia Militar estarão escalados, em média, 200 agentes, além de 300 seguranças de uma empresa contratada.

Confira os principais serviços do São João de Petrolina:

Segurança – Guarda Municipal, Polícias Civil, Rodoviária e Militar, fiscais e seguranças estão mobilizados para garantir por mais um ano um São João tranquilo em Petrolina. Só da Guarda e PM estarão escalados, em média, 200 agentes. Outros 300 seguranças ajudarão no monitoramento da festa. O esquema ainda envolverá pontos fixos de vigilância, dezenas de viaturas dos órgãos federais, estaduais e municipais. A meta é manter por mais um ano, uma festa sem incidentes graves, a exemplo de 2018, quando foi registrada uma redução de 35% nas ocorrências.

Trânsito – 40 agentes, 11 carros e motos, além de 2 caminhões foram mobilizados para garantir o fluxo do trânsito nos caminhos de acesso ao Pátio Ana Carrancas. Também haverá uma ampla área de estacionamento no entorno do pátio com apoio de fiscais de ordenamento e trânsito.

Transporte – mais uma vez, o Expresso do Forró será uma opção para se deslocar sem paradas do River Shopping até o pátio, das 19h às 4h, todos os dias. Ainda estarão disponíveis 250 táxis, 150 mototáxis e mais de 1.000 veículos de transporte por aplicativo.

Limpeza e iluminação – um esquema especial de serviços de manutenção será realizado todos os dias no pátio e entorno. 60 servidores trabalharão na limpeza e iluminação no período junino. O trabalho contará com apoio ainda de carros-pipa, caminhões e guindastes.

Social – o São João será também a oportunidade para incentivar a solidariedade com a Campanha do Agasalho com pontos de doação de roupas no Pátio Ana das Carrancas, Shopping, Facape e sede da Prefeitura. Durante o evento também será estimulada a inclusão com um Lounge da Acessibilidade exclusivo para pessoas com deficiência. A prefeitura ainda montará um estande para acolher os filhos de ambulantes que trabalharão no Pátio Ana das Carrancas.

Saúde – uma equipe do SAMU, ambulâncias e oito profissionais da Vigilância Sanitária estarão todos os dias no pátio para atendimento médico e fiscalização da segurança alimentar.

Confira a programação

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome