O dia Nacional da Mulher, comemorado dia 30 de abril, foi lembrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade através do Centro Integrado de Atenção à Mulher (CIAM) com uma ação preventiva realizada no último sábado, no Mercado do Produtor em Juazeiro.
Historicamente, a data foi criada para reforçar o desenvolvimento e a reeducação social sobre os direitos das mulheres na sociedade. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também homenageia e lembra a luta delas na conquista de seus direitos. “Ao longo dos anos, nós enfrentamos muitas restrições nas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Essa ação de hoje serve não só para lembrar as nossas conquistas, mas principalmente para combater o preconceito e a violência doméstica que ainda existem”, declarou Quitéria Lima, diretora da Mulher.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos com esclarecimentos sobre os diversos tipos de violências domésticas ainda sofridas pelas mulheres. Algumas mulheres abordadas afirmaram já terem sofrido violência doméstica e foram encaminhadas ao CIAM para atendimento especializado. “Muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência ainda não conseguem identificá-la. Seja uma chantagem, uma ameaça até uma violência física ou sexual. Por isso, a importância de ações de esclarecimento como esta que alcança homens e mulheres”, completou Quitéria.
A ação desenvolvida pelo CIAM contou com o apoio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).
Por Fabiana Diniz/SEDIS