Mais da metade dos bebês baianos não faz o Teste do Pezinho no prazo certo

0

 

O Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Apae apontou, nesta terça-feira (6), que 56,6% dos “testes do pezinho” na Bahia são realizados fora do prazo ideal para o exame –  que deve ser feito, preferencialmente, do 3° ao 5° dia de vida do bebê. Devido aos dados, o instituto lançou a campanha Junho Lilás, para chamar a atenção da população sobre a importância do teste.

O “teste do pezinho” detecta sete doenças graves, como a fibrose cística e o hipotireoidismo. O atraso na realização do exame pode ocasionar riscos como a deficiência intelectual e, em casos graves, a morte.

O serviço registrou, em 2016, uma cobertura de 85,2%, dos recém-nascidos baianos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome