A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realiza amanhã (28), das 7h30 às 13h30, no Memorial da Chesf, em Sobradinho, o III Seminário de Arqueologia, uma ação prevista pelo Projeto de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na Área de Implantação da Mina Suçuarana, em Jaguarari – BA que vem sendo desenvolvido pela equipe de Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com a Mineração Caraíba SA, o Instituto Habilis e Fundação SOS São Francisco.
O Seminário é dirigido, principalmente, aos professores, estudantes, líderes comunitários, bem como as instituições que desenvolvem trabalhos nas áreas ambientais e culturais para apresentar o contexto das pesquisas que estão sendo realizadas na região do Submédio São Francisco onde há evidências de ocupação pré-histórica há mais de 15 mil anos.
No evento, serão relatadas as atividades desenvolvidas no sub-médio São Francisco, na perspectiva da arqueologia da identidade.
Arqueologia é uma ciência que estuda a cultura material das sociedades do passado. O registro arqueológico é formado pelo resultado da criação ou utilização de materiais que se conhecem como artefatos. Esses objetos permitem contar a história dos grupos mesmo que sobre eles não se tenha qualquer referência histórica.
Ascom PMS