Na tarde de ontem (29) o Portal Preto No Branco publicou uma matéria em que moradores do Loteamento Barranqueiro, no Monte Castelo, denunciavam a situação de abandono e descaso com a comunidade.
Segundo Carla Mesquita, que entrou em contato com nossa redação, os moradores estão revoltados com a falta de assistência do poder público municipal em relação aos serviços de iluminação, infra-estrutura, esgotamento sanitário e fiscalização dos terrenos baldios.
Encaminhamos as demandas dos moradores para a Prefeitura de Juazeiro que, em nota, prestou alguns esclarecimentos.
Confira nota clicando aqui
A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informa que está ciente e é sensível aos pontos elencados pela leitora. No entanto esclarece, que a gestão anterior e a atual vêm aos poucos implantando no bairro infraestrutura básica, como saneamento básico, pavimentação, itens estes que deviam, ter sido implantados quando o loteamento foi criado.
No inicio do ano a secretaria realizou o patrolamento de todas as ruas e está concluindo a pavimentação asfaltica de uma das principais vias de acesso ao bairro a Rua Propriá. No Parque Centenário, uma importante obra de pavimentação, a Rua Nova Juazeiro, mais conhecida como Rua dos 3 Postes, que também da acesso ao bairro Monte Castelo, foi recentemente entregue a comunidade.
A SEDUR informa ainda que está realizando levantamento para buscar recursos para futuros projetos de pavimentação, recapeamento e operação tapa buraco onde não só o Monte castelo, mas outros bairros também possam ser atendidos.
A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) esclarece que a equipe de iluminação esteve no bairro Monte Castelo na quinta-feira (28), realizando a substituição de lâmpadas, fotocélulas, bases, e retirando os braços quebrados para realizar a manutenção.
Já a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informa que a fiscalização estará na segunda-feira (31) no Loteamento Monte Castelo para realizar a identificação dos responsáveis pelos terrenos e notifica-los para que realizem a limpeza e a construção do muro.
A SEMAURB solicita ainda à população que não utilize desses espaços para o descarte de lixo e entulhos e ao presenciarem tal ação liguem e denunciem no telefone (74) 3612 3581 ou no 153 da Guarda Municipal, a identificação será mantida em sigilo.
De acordo com o SAAE, o saneamento do Monte Castelo foi feito pelo proprietário do loteamento que despeja no emissário do SAAE. Por conta da obra mal executada sempre tem problemas, mas o SAAE faz a manutenção periodicamente.
Vamos por partes.
O patrolamento referenciado não contemplou NENHUMA das ruas do Loteamento Barranqueiro, apenas do Monte Castelo. Na minha rua por exemplo, nunca passou nenhuma patrol.
A SESP veio colocar braços e lâmpadas que nós moradores compramos! E o reparo mencionado também foi feito por um morador, que soldou, POR CONTA PRÓPRIA, os braços quebrados.
Soou como surpresa a declaração do Saae, visto que em ligação seu diretor isentou o órgão de tal responsabilidade e ainda acrescentou que esta era do dono do loteamento, e que o mesmo não teria feito o saneamento, razão pela qual as bocas de lobo sempre estouram. Já quanto à manutenções periódicas, faz-me rir!
Se, de fato houvessem, não estaríamos à meses com elas estouradas.
Por fim, esperamos, anciosamente, que a Secr. de Meio Ambiente notifique os proprietários dos terrenos, evitando assim, mais riscos para nossa comunidade.
E continuaremos exercendo os nossos direitos de cidadãos e contribuintes.
Como sempre nesse país mais uma piada de um governo para com a população. Moro no loteamento desde 2013 e meu saneamento foi feito pelo Saae há duas semanas depois de 4 anos eles dizendo que não poderiam ligar por causa da bendita falta da estação elevatória de esgoto, mas de uma hora pra outra como mágica (para cobrar a taxa de esgoto)a ligação foi feita, quer dizer mal feita pois deixaram minha calçada toda quebrada sendo que paguei a taxa absurda que o SAAE cobra para fazer o serviço “completo”. E depois deque ligam não são mais eles que fazem a manutenção?! Faz-me rir!
Queria parabenizar o exemplo da moradora Carla acima, e complementar que todos esses serviços citados foram feitos no Loteamento Monte Castelo e não no Barranqueiro conforme exposto! O Barranqueiro está totalmente esquecido pelas autoridades, o único serviço público prestado ao nosso bairro é a coleta de lixo é só. O bairro é todo escuro, cheio de matagal, lixo, animais a solta, e esgotos a céu aberto o que é nítido por conta do canal, é agora todas a bocas de lobo estouradas tornando as ruas que já não são calçadas numa mistura de esgoto e lamaçal. Gostaria de saber da atual administração para onde está indo o dinheiro que pagamos de iluminação pública, tarifa de esgoto que pagamos na conta de água para o SAAE? Pois esses serviços básicos não vêem pra cá, varrição? Moro aqui a quase três anos e nunca vi esse serviço aqui, vivemos trancados pois as murissocas entram até em nossos ouvidos, por que o fumacê nao passa aqui? Todos os poucos serviços que vem chegam apenas até o centro do bairro que é o Lot. Monte Castelo e aqui nada! Aguardamos a correção na resposta das devidas secretarias pois essas não são verídicas!
Os ‘esclarecimentos’ que a Secretaria responsável pela bagunça nos bairros de Juazeiro dão, são simplesmente surreais!
Deixa a entender que são completamente absortos aos assuntos, a realidade de cada caso, a verdade de cada situação.
Lamentável!
Quem sabe o que acontece somos nós que convivemos com o descaso, com a imundice, com o abandono.
Refaço o convite ao secretário: ouse visitar cada bairro! Assim, as respostas serão convincentes.
Antes da visita ao Monte Castelo, dê uma passadinha aqui no Alagadiço – bairro quase central – vizinho a sede da Secretaria! Lembra do terreno baldio que virou lixão a céu aberto e que disseram daí que somos nós moradores que enchemos de lixos e ateamos fogo? Venha conhecer! Desprendam-se de respostas alheias e fantasiosas!
Sim, é aquele imenso terreno que disseram também que a suposta dona fez tudo direitinho, dentro da lei (que lei?), quando murou PARCIALMENTE essa joça aqui.
Remexam os papéis! Se inteirem dos fatos e encarem a população de frente, sem meias palavras. Ficará menos feio.