Zé Manoel, ganhador do 28º Prêmio da Música Brasileira, estará no Palavra de Mulher Web desta sexta (18)

0

Amanhã (18), às 9h da manhã, na “Sexta Cultural”, o Palavra de Mulher na Web, receberá o músico petrolinense Zé Manoel, ganhador do 28º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Álbum projeto especial, por “Delírio de um romance a céu aberto”.

Considerado uma das grandes revelações da música pernambucana e brasileira, Zé Manoel estudou piano clássico em Petrolina, com a professora Lúcia Costa, que lhe apresentou compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Chopin, Bach.

Aos 13 anos, Zé Manoel participou do concurso para escolha do hino do centenário de Petrolina, presidido pelo também músico petrolinense Geraldo Azevedo.

Aos 18 anos, iniciou suas atividades profissionais fazendo piano bar.

Com a cantora Camila Yasmine e o compositor Eugênio Cruz , montou o grupo Chaleira Blues, onde iniciou as suas pesquisas sobre a música brasileira, especialmente a que foi produzida na década de 1970.

Integrou, como acordeonista, a banda Matingueiros, excursionando por cidades como Salvador – BA [Espaço Cultural Xisto Bahia], Picos – PI [Festival Internacional da Pedra Furada], Lençóis – BA [Festival de Inverno de Lençóis], São Gabriel – BA [Cantoria de São Gabriel], dentre outras cidades. Acompanhou diversos artistas locais, além de participar da banda dos musicais Pocket Shows do diretor de teatro Cássio Lucena.

Em Juazeiro, Zé Manoel participou pela primeira vez do Festival Edésio Santos da Canção em 2004 e foi premiado com a segunda colocação. Nas edições seguintes do Edésio Santos, o músico foi premiado com o terceiro lugar por 2 vezes e primeiro lugar por 4 vezes.

Ele também participou de festivais de música nas cidades de Ponta Grossa – PR (1º lugar em 2010), Angra dos Reis – RJ, Ilha Solteira, Ribeirão Preto e Tatuí no estado de São Paulo, Petrolina – PE (1º lugar em 2006 e 2007 e 2º lugar em 2008)

Em 2005, escreveu e acompanhou ao piano a música tema do evento Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, da UNICEF, cantada por um coral de 120 crianças num evento realizado na Ilha do Fogo, entre os estados de Pernambuco e Bahia.

Em 2007, Zé Manoel mudou-se para a capital pernambucana, onde iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no curso de Música – Licenciatura.

Logo em seguida, saiu em excursão no navio espanhol Sky Wonder, pela costa brasileira e uruguaia, onde atuou como pianista do quarteto de MPB Sobre As Ondas, liderado pelo cantor Gean Ramos.

Em 2015, Zé Manoel lançou o disco Canção e Silêncio, produção musical de Carlos Eduardo Miranda e produção das bases adicionais de Kassin. Arranjos de orquestra de Fabio Negroni, Mateus Alves e Letieres Leite.

Um orgulho para Petrolina e todo o Vale do São Francisco, Zé Manoel vem fazendo carreira fora do estado de Pernambuco e do Brasil. Passou a integrar o casting da produtora francesa V.O. Music junto a artistas como Esperanza Spalding, Spok Frevo Orquestra, Milton Nascimento, Angelique Kdjo; participou como intérprete do álbum Beauty of The Night, do produtor alemão Meeco, junto a artistas como Eloisia (Nouvelle Vague), Joe Bataan, Jaques Morelenbaum, Freddy Cole, entre outros.

Teve duas músicas suas como parte da trilha sonora da série televisiva Louco por Elas, do diretor pernambucano João Falcão e lançou o Livro – CD infantil O Inventor do Sorriso, com o escritor Pernambucano Walther Moreira Santos, pela editora Melhoramentos.

O pianista destaca-se nas valsas, choros, tangos e pelo fino trato com a música popular brasileira.

Será uma honra recebê-lo no Palavra de Mulher Web, para um bate papo sobre música, sua trajetória e algumas canções, ao vivo.

Não perca! Participe e Compartilhe!

Da Redação por Sibelle Fonseca

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome