Barquinhas voltam a encalhar no Porto Fluvial de Petrolina; Episódio é reflexo da situação dramática que o Rio São Francisco vem passando

0

 

Mais uma vez as tradicionais barquinhas que fazem o transporte coletivo de muita gente que circula entre Juazeiro-BA e Petrolina-PE, voltaram a encalhar nesta terça-feira (22) por volta de 3h da tarde no Porto Fluvial de Petrolina. O incidente provocou medo em quem passou pela situação. “Todos os dias faço a travessia para trabalhar em Petrolina e estes transtornos só tem aumentado com o encalhe constante”, declarou João Santos, que usa os serviços para se deslocar até o trabalho.

Nos dias 4 e 8 de julho, o Portal Preto No Branco noticiou que as embarcações estavam encalhando, deixando a população sem o serviço. Diariamente, milhares de pessoas usam este serviço para chegar ao trabalho ao estudo ou por lazer.

 

 

Mas o problema é bem mais complexo e demanda esforços coletivos das instâncias do governo federal, estadual e municipal para resolver as questões que envolvem o Rio São Francisco, como a sua revitalização. Ações efetivas a curto, médio e longo prazo e integradas entre as prefeituras de Juazeiro e Petrolina precisam acontecer, principalmente a respeito dos esgotos sem tratamento que são jogados diretamente no Velho Chico, contribuindo lentamente com a sua morte.

Uso predatório da irrigação, desmatamento de suas matas ciliares e assoreamento, aliados às condições climáticas estão entre os principais desafios a serem enfrentados para preservar este bem tão precioso do povo brasileiro que é o Rio São Francisco.

Da Redação por Juliano Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome